2021

Ana Isabel Buescu e João Paulo Oliveira e Costa, “A mesa régia entre a Idade Média e o Renascimento. Padrões de consumo e globalização", in Masterclass de História Moderna (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 29 de outubro de 2021).

Ana Maria Proserpio, “As salgas e a seca de pescado como património alimentar português: um património a (re)descobrir, recriar e proteger. Um estudo de caso: o bacalhau”, in Aula Aberta de Identidades e Patrimónios Alimentares, 3º Ciclo em Patrimónios Alimentares, Culturas e Identidades (FLUC, 3 dezembro 2021).

Ana Marques Pereira, "Licores de Portugal", in Associação dos cozinheiros profissionais portugueses (ACPP)(Lisboa, 26 de junho de 2021).

Ana Marques Pereira e Maria da Graça Pericão, "Como nasce um dicionário", in Jornadas dos Dicionários (Colégio Almada Negreiros, Universidade Nova de Lisboa, 12 de novembro de 2021).

Ana Marques Pereira, Lançamento do livro Cadernos do Dominguizo (Lisboa, antigo Cinema Europa, CML, 11 de dezembro de 2021).

Carmen Soares, “Comida de conforto em Homero”, in À Mesa no Teatro Romano (Museu de Lisboa - Teatro Romano, 20 de maio de 2021).

Carmen Soares, “O consumo de pão no Corpus Hippocraticum”, in IX Colóquio de História das Doenças (Online, 3 de setembro de 2021).

Carmen Soares e Maria Helena da Cruz Coelho, "Patrimónios Alimentares: um estudo de caso, o pão", aula inaugural do ano lectivo de 2021/2022 do Doutoramento Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades (INAV-Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária - Estação Nacional de Fruticultura Vieira da Natividade - 5 de novembro de 2021).

Cleia Detry, Tânia Casimiro, Helena Pinheiro, Hélder Lemos Teixeira, Nuno Neto e Rui Nunes, “Uma cozinha na Rua Nova da Trindade na primeira metade do século XVI”, in III ENCONTRO DE ARQUEOLOGIA DE LISBOA (18 de novembro de 2021).

Cleia Detry, João Leónidas, Mariana Mateus e Nuno Neto, “Segredos do Palácio da Inquisição (Lisboa): contextos, espólio e restos faunísticos”, in III ENCONTRO DE ARQUEOLOGIA DE LISBOA (18 de novembro de 2021).

Cleia Detry, “As faunas do Castelo de Palmela”, in A alimentação na Idade Média: Contexto, dados e resultados (Câmara Municipal de Palmela, 23 de setembro de 2021).

Cleia Detry, Mariana Diniz, César Neves, Andrea Martins. José M. Arnaud, “Entre domésticos e selvagens: novos dados sobre a fauna de Vila Nova de São Pedro”, in Vila Nova de São Pedro 1971-2021: Cinquenta anos de investigação sobre o Calcolítico, no Ocidente Peninsular (23 de novembro de 2021).

Cleia Detry, Íris Dias, Ana Olaio, Miguel Rodrigues, Pedro Costa e Ana Beatriz Santos, “A contribuição da fauna terrestre para a dieta e produção secundária de Almaraz, Almada”, in Amanhar a Terra Arqueologia da Agricultura (do Neolítico ao Período Medieval) (Câmara Municipal de Palmela, 19 de junho de 2021).

Cleia Detry, Ana Beatriz Santos e Catarina Viegas, “Os restos faunísticos romanos de Lisboa: o estado da questão”, in Amanhar a Terra Arqueologia da Agricultura. (do Neolítico ao Período Medieval) (Câmara Municipal de Palmela, 19 de junho de 2021).

Cleia Detry, “As espécies domésticas medievais do Castelo de Palmela”, in Amanhar a Terra Arqueologia da Agricultura. (do Neolítico ao Período Medieval) (Câmara Municipal de Palmela, 19 de junho de 2021).

Cynthia Luderer, “Representações mediáticas da saúde e da alimentação contemporânea”, in III Seminário Permanente para a Investigação e Comunidade (Universidade do Minho, 3 de fevereiro de 2021).

Cynthia Luderer, “Arraial Buscapé: Um evento gastronómico caiçara a transformar uma comunidade”, in II Encontro Internacional Todas as Artes (Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 6 e 7 de julho de 2021).

Cynthia Luderer, “Os discursos dos supermercados portugueses em torno da sustentabilidade”, in II Sessão ICS: Ciência em Diálogo (Universidade do Minho, 4 de novembro de 2021).

Delfim Leão, “Petrónio e Plutarco: contributo para uma análise comparativa de temas de Banquete”, in colóquio “As palavras invisíveis”- Homenagem a Carlos Reis (Universidade de Coimbra, 27 de setembro de 2021).

Dina de Sousa, “A laranja na mesa regional”, in Semana do Mediterrâneo - O Passado Milenar na Dieta Mediterranica (Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, 23 a 28 de novembro de 2021).

Guida Cândido, "Gastronomia: do Património ao Turismo", in curso “Gastronomia: do Património ao Turismo”, da Academia Digital das escolas de Turismo de Portugal (ET Porto, online, 22 abril de 2021).

Inês de Ornellas e Castro, “A horta como locus amoenus”, in IX residência Cisterciense-São Bento de Cástris “Natureza, Paisagem, Locus: As Casas Monásticas, a Interpretação e o Uso dos Recursos Naturais” (Mosteiro de São Bento de Cástris, Évora,17 e 18 de setembro de 2021).

João Pedro Gomes, “Viagens à mesa. O Mundo na cozinha portuguesa dos séculos XVI a XVIII”, in Conversas de Viajante 2021 (Centro Cultural Penedo da Saudade, Instituto Politécnico de Coimbra, 27 de janeiro 2021).

João Pedro Gomes, “E é o que se faz em Lisboa”. Territorialidades e origens da doçaria portuguesa moderna (séculos XVI a XVIII)”, in Congresso Internacional Marcas e Denominações de Origem: história e identidade (Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 13 e 14 de maio de 2021).

Maria Cecilia B. A. Pilla, “Cuidado com a Terra: o corpo e os alimentos”, in I Simpósio Internacional e Interdisciplinar de Teologia e Estudos de Religião (CITER, Universidade Católica de Lisboa, online, 2021).

Maria Helena da Cruz Coelho, “A Peste Negra e o Regimento Proveytoso contra a ha Pestenença: alimentos e medicamentos”, in 13ª Reunião Anual PortFIR sobre “Alimentação saudável e sustentabilidade alimentar. O que trouxe a pandemia?” (online, 28 de outubro de 2021)

Maria Helena da Cruz Coelho e Maria Amélia Campos, “O controlo dos lagareiros em Coimbra nos finais da Idade Média: da norma à prática”, in III Jornadas MedCrafts, sobre “Regulamentação dos Mesteres em Portugal na Idade Média. Análise e Caracterização” (FLUP, 9 de setembro de 2021).

Maria José Araújo, “"Portugal à Mesa" - Patrimónios Alimentares, Identidade e Tradição: O Olhar do Turista”, in INVTUR (Universidade de Aveiro, 6-7 de maio de 2021).

Nelson Henrique S. Ferreira, “Scholarship in de alimentorum facultatibus I: Galen’s scientific method and the other physicians”, in Conference in Classics & Ancient History (Universidade de Coimbra, 22-25 de junho de 2021).

Susana Barata Gomes, “As sandes gastronómicas portuguesas: contributo para o debate em torno das culturas e identidades alimentares da contemporaneidade”, in INVTUR 2021 - Conferência Internacional de Turismo e Sustentabilidade, Objetivos de Desenvolvimento: Da Teoria à Prática (Universidade de Aveiro, online, 6-7 de maio 2021).

Susana Barata Gomes, "A comida dos sentidos e dos duplos sentidos Acepipes, Petiscos e Sobremesas - A comida como expressão da sexualidade”, in 3ºs Encontros com a Identidade (Psicólogos Associados (P.A.); Museu de História Natural e da Ciência-MUHNAC, online, 12 de maio 2021).

2020

Carmen Soares, “A castanha na História da alimentação portuguesa”, in Seminário Ibero-Americano História e Cultura da Alimentação 2020 (UTAD, online, 4 de novembro 2020)

Inês de Ornellas e Castro, “Representações da horta na arte e na mesa”, conferência inaugural ciclo Fauna e Flora: outros olhares, in programação Lisboa Capital Verde Europeia 2020 (Museu Nacional de Arte Antiga, online, 16 de dezembro de 2020).

Inês de Ornellas e Castro, “Dietética, cura e arte médica no século XVI: uma viagem pela Arquipatologia (1614)”, in Seminário “Significados da doença mental a partir da ‘Arquipatologia’ de Filipe Montalto” (Colégio Almada Negreiros, UNL, Lisboa, 21 de fevereiro de 2020).

João Pedro Gomes, "Entre pratos e panelas: cozinhar e comer em Portugal nos séculos XVI e XVII" (Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Coimbra, 26 de setembro 2020).

Wanessa Asfora Nadler, “Textos fundacionais da dietética e da gastronomia: o legado da Antiguidade através do livro de cozinha de Apício”, in Seminário Aberto junto à disciplina “Literatura dietética e gastronomia” do Programa de Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 13 de março de 2020).

Wanessa Asfora Nadler, “Inspiração antiga e vitalidade medieval: a produção de textos dietéticos ao longo da Idade Média latina e o caso dos ‘regimes de saúde’”, in Seminário Aberto de “Literatura dietética e gastronomia” do Programa de Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 17 de abril de 2020).

Wanessa Asfora Nadler, “Fontes sobre a Natureza e a Alimentação”, in Seminário Aberto do Projeto DIAITA Heritage: Food, Environment and Wellbeing (Faculdade de Letra da Universidade de Coimbra, 19 de outubro de 2020.)

2019

Ana Isabel Buescu e Inês de Ornellas e Castro – “Das festas em Bruxelas no Genethliacon: “nouo instruitur miroque paratu”, in 6º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro DIAITA de História e Culturas da Alimentação, Das Culturas da Alimentação ao Culto dos Alimentos (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 25 e 24 de outubro; Museu do Azeite, Bobadela, 26 de outubro de 2019).

Carmen Soares, “A alimentação das primeiras civilizações - Grécia", in Seminário História e Culturas da Alimentação - Curso de Licenciatura em Ciências da Nutrição (UTAD, Vila Real, 5 de abril 2019).

Carmen Soares, "Dieta Mediterrânica: uma perspetiva histórica e cultural", in 1º Fórum Dia Mundial Da Alimentação: A Pensar em Si e na Sua Saúde (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 16 de outubro 2019).

Carmen Soares, "A tríade alimentar sagrada da Dieta Mediterrânica: pão, vinho e azeite", in Curso-livre O Património e a Palavra (Casa-Museu Elysio de Moura, Coimbra, 27 de novembro de 2019).

Carmen Soares e Maria Helena da Cruz Coelho, “Pão, o alimento primordial: marcador de identidades (da Antiguidade Clássica ao Novo Portugal da América Portuguesa)”, in 6º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação Das Culturas da Alimentação ao Culto dos Alimentos (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 25 e 24 de outubro; Museu do Azeite, Bobadela, 26 de outubro 2019).

Cinthia Elizabet Otto Rolla Marques, “Ao Senhor Louvemos: As frutas espirituais em Soror maria do Céu”, in 6º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação Das Culturas da Alimentação ao Culto dos Alimentos (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 25 e 24 de outubro; Biblioteca Geral, 24 de outubro de 2019).

Cinthia Elizabet Otto Rolla Marques, “También entre los pucheros anda el Señor”. A cerâmica na pintura de Josefa de Óbidos”, in 6º Fórum-Estudante em História e Culturas da Alimentação (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 20 de maio de 2019).

Cleia Detry, “Consumo, melhoramento e introdução de animais durante o período medieval”, Seminário José Matoso in Revisitando a interdisciplinaridade: alimentação, doença e migrações (Instituto de Estudos Medievais, Universidade Nova, FCSH, Lisboa, 27 de junho de 2019).

Cleia Detry, “O melhoramento animal na cidade de Lisboa: a contribuição das escavações no Banco de Portugal”, in Encontro Ciência 2019 (10 de julho de 2019).

Cleia Detry, Mesa Redonda - comemorações europeias do Dia do Mediterrâneo (Coimbra, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, 28 de novembro de 2019).

Cynthia Luderer, “Revistas de culinária de supermercados portugueses: desinformações que convocam ao consumo alimentar, in V Congresso Literacia, Media e Cidadania- Tecnologia, desinformação e ética (Universidade de Aveiro, 3 e 4 de maio de 2019).

Cynthia Luderer, “Entre memórias e ideologias: um nebuloso cenário para as escolhas alimentares”, in EIBEA 2019 - Encontro Iberoamericano de estudos do Antropoceno (Braga, 11 de junho de 2019).

Cynthia Luderer, “As revistas de culinária de supermercados portugueses e a cozinha tradicional lusitana: um diálogo com a sustentabilidade”, in 6º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação -Das Culturas da Alimentação ao Culto dos Alimentos (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 25 e 24 de outubro; Museu do Azeite, Bobadela, 26 de outubro).

Cynthia Luderer, “Entre ser ou não sustentável: Convocações às mudanças de hábitos alimentares”, in V Congresso Internacional sobre Culturas-Que cultura(s) para o século XXI? (Faculdade de Artes de Letras da Universidade da Beira Interior, 6 a 8 de novembro de 2019).

Cynthia Luderer, “Destinos com sabor de tradição: um diálogo com o consumo de modelos sustentáveis”, in XI Congresso da SOPCOM (Universidade da Madeira, 13 a 15 de novembro de 2019).

Cynthia Luderer, “Comida: um bem (i)material”, in Seminário Alimentação e Sustentabilidade do CECS (Universidade do Minho, ICS, 16 outubro de 2019).

Guida Cândido, Jantar “Comer como uma Rainha - D. Maria I” (Pousada de Condeixa, Coimbra, 23 de fevereiro 2019).

Guida Cândido, Jantar “Comer como uma Rainha - D. Maria Pia de Sabóia” (Pousada de Condeixa, Coimbra, 23 de março 2019).

Guida Cândido, “Mulheres na Gastronomia. Desenvolvimento de novos produtos. A Mesa das Rainhas”, in III Encontros de Estudos Superiores de Gastronomia (IPC, Coimbra, 29 de maio de 2019).

Guida Cândido, “Ai se o porco voasse não havia ave que lhe chegasse”. Saberes e práticas na matança no território figueirense", in 6º Colóquio DIAITA Luso Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Das Culturas da Alimentação ao Culto dos Alimentos (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 25 e 24 de outubro; Museu do Azeite, Bobadela, 26 de outubro 2019).

Guida Cândido, “"Vinho que baste, carne que farte": o vinho na comensalidade ao longo da História”, in III Seminário de Enoturismo do Dão: "Os saberes à mesa no Dão" (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, 28 de novembro 2019).

Guida Cândido, "Rainha D. Catarina, Banquete oferecido a D. Maria de Portugal para Celebrar o Casamento com o Duque de Parma", in Ciclo de jantares históricos - "Conferências do Casino" – 10º aniversário do restaurante Egoísta (Restaurante Egoísta, Casino da Póvoa de Varzim, 11 de dezembro 2019).

Inês de Ornellas e Castro, “Da hegemonia da dietética ao triunfo do ‘bom gosto’: a arte médica e a arte de cozinha (séculos XVI-XVIII)”, conferência na sessão inaugural da 12ª Reunião Anual PortFIR Escolhas Alimentares e Nutrição. Os desafios da nova década, nos 120 anos do Instituto Ricardo Jorge (INFARMED, Lisboa, 15 de outubro de 2019).

Inês de Ornellas e Castro e José Barbieri, “Receitas festivas num museu virtual: da imagem à interpretação do gesto”, in Colóquio de Primavera DIAITA IV. A Mesa e a Festa (Museu Nacional de Arte Antiga, 9 de maio de 2019).

Inês de Ornellas e Castro, “Um horto para cuidar da alma: influências hipocrático-galénicas no Liber subtilitatum diuersarum naturarum creaturarum de Hildegarda de Bingen”, in Portugal, os clássicos e a cultura europeia: colóquio de homenagem a A.A. Nascimento no seu 80º aniversário (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 17 a 20 de julho de 2019).

Inês de Ornellas e Castro, “A Função da Dietética na Prática Médica dos séculos XVI e XVII”, in Secção de História da Medicina, Sociedade de Geografia de Lisboa (28 março de 2019).

João Abel da Fonseca, “As «trovas-iguarias» da ceia que Luís de Camões ofereceu a certos fidalgos na Índia”, in 6º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação Das Culturas da Alimentação ao Culto dos Alimentos (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 25 e 24 de outubro de 2019).

João Pedro Gomes, Participação no painel “A doçaria Portuguesa, origens de um património alimentar”, in Academia de Formadores 19 (Lux Lisboa Park, Lisboa, 1 a 3 de julho 2019)

Margarida Pinto de Abreu, "O Culto dos Super-Alimentos: as fronteiras entre alimentos, alimentos funcionais e medicamentos", in 6º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 23 de outubro de 2019).

Margarida Pinto de Abreu, "O Mel na Alimentação - a simbiose milenar do Homem com as abelhas", in 6º Fórum-Estudante em História e Culturas da Alimentação (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 20 de maio de 2019).

Maria Cecilia B. A. Pilla, “A revista Vida Doméstica e sua coluna “Miscelânea Familiar” (1920)”, in História e Gênero: Informar, distrair, disciplinar (Faculdade de Letras de Lisboa, maio de 2019).

Maria Cecilia B. A. Pilla, “Rosa Maria e a delicadeza em cultivar o espírito: jantares para intelectuais, epicuristas e vegetarianos (1931-1953)”, in DIAITA - Colóquios de Primavera (Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa, maio de 2019).

Maria Cecilia B. A. Pilla, “Patrimônio alimentar e os cuidados com a saúde na coluna Forno e Fogão no Brasil dos anos 1950”, in 6.º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas Alimentares (Universidade de Coimbra, outubro de 2019).

Rafaela Basso, “O mercado das Casinhas: Abastecimento e trocas culturais na São Paulo colonial.”, in 6º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação Das Culturas da Alimentação ao Culto dos Alimentos (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 25 e 24 de outubro; Museu do Azeite, Bobadela, 26 de outubro 2019).

Susana Barata Gomes, “As sandes gastronómicas portuguesas”, in 6º Fórum-Estudante em História e Culturas da Alimentação (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 20 de maio 2019).

Susana Barata Gomes, “Contributos para uma abordagem sociológica da contemporaneidade alimentar”, in 6º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra ,25 e 24 de outubro; Museu do Azeite, Bobadela, 26 de outubro 2019).

Wanessa Asfora Nadler, “À mesa com médicos e cozinheiros: comida festiva e dietética na Alta Idade Média Ocidental”, in Colóquios de Primavera DIAITA - A mesa e a festa (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Universidade Nova de Lisboa, 9 de maio de 2019)

Wanessa Asfora Nadler, “O uso de frutas e legumes na medicina botânica da Idade Média: comida ou medicamento?”, in VI Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro em História e Culturas da Alimentação (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 23 a 25 de outubro de 2019)

2018

Ana Isabel Buescu e Ana Marques Pereira, “A Mesa dos Reis e os Palácios”, in Comemorações do Ano Europeu do Património Cultural: Somos o que comemos. O Património Alimentar nos Parques e Monumentos de Sintra (Queluz, Palácio Nacional, 9 de setembro de 2018).

Ana Isabel Buescu, “Mesa e aparato no dote da infanta D. Beatriz (1504-1538), duquesa de Sabóia”, in Ciclo de Conferências Sabores da Escrita (Coimbra, Casa da Escrita, 13 de dezembro de 2018).

Ana Marques Pereira, “Mesa Real” (Mercearia Santana. Museu de Sacavém, Sacavém, 13 de janeiro de 2018).

Ana Marques Pereira, “Os Licores” (Palácio dos Aciprestes, Fundação Marquês de Pombal, Linda-a-Velha, 3 de fevereiro de 2018).

Ana Marques Pereira, “Artes do Vidro no consumo dos licores” (Museu do Vidro, Marinha Grande, 7 de abril de 2018).

Ana Marques Pereira, “Medianoche e outros banquetes nocturnos” (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, 18 de abril de 2018).

Ana Marques Pereira, “Garrafas de Licor: uma doce descoberta” (Museu Municipal de Almada, 23 de junho de 2018).

Ana Marques Pereira, “O Pão na Mesa Real” (Festival do Pão, Mafra, 7 de julho de 2018).

Ana Marques Pereira, “Licores Regionais e outros que tais” (Festival do Pão, Mafra, 14 de julho de 2018).

Ana Marques Pereira, Ana Isabel Buescu, Fortunato da Câmara, “A Mesa Real e os Palácios” (Tertúlia) (Palácio Nacional de Queluz, 9 setembro de 2018).

Ana Marques Pereira, “O serviço à russa no reinado de D. Luís”, in II Encontros de Cultura e Património (Figueira da Foz, 28-29 setembro de 2018).

Ana Marques Pereira, “A Ginjinha Portuguesa” (Mercearia Santana, Câmara Municipal de Loures, Sacavém, 13 de outubro de 2018).

Ana Marques Pereira, “Fontes diversificadas no estudo da Mesa Real”, in Forum: para os que gostam de História Moderna (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, 6 de novembro de 2018).

Ana Marques Pereira, “A evolução dos hábitos de Mesa nos séculos XVIII e XIX”, in Um lugar à Mesa Real (Queluz, 8 de novembro de 2018).

Ana Marques Pereira, “Da solidão da mesa real à convivialidade da mesa burguesa”, in IV Ciclo de Conferências do Gabinete de Estudos Olisiponenses (Lisboa, 4 de dezembro de 2018).

Ana Marques Pereira, “Apresentação do livro Vestir a Mesa -Dressing the Table” (Paço dos Duques de Bragança, Guimarães, 13 de dezembro de 2018).

Ana Marques Pereira, “Apresentação do livro Vestir a Mesa -Dressing the Table” (Livraria Ferin, Lisboa, 20 de dezembro de 2018).

António José Marques da Silva, “A patrimonialização da dieta mediterrânica: o antes e o depois”, in Conferência Internacional Mediterrâneo: território dos 5 sentidos (ISCTE, Lisboa, 12 e 13 de setembro de 2018).

António José Marques da Silva, “Dealing with the consumer’s resistance against the seafood innovation. The case study of the Portuguese codfish market”, in Encontro "Food from the Oceans" (Academia das Ciências, Lisboa, 23 de maio de 2018).

Carlos Fabião, "Os romanos e o Atlântico: um olhar lusitano", in Ciclo Temas de Arqueologia: o baixo Mondego dos Romanos à Idade Média (Figueira da Foz, Museu da Figueira da Foz, abril de 2018).

Carmen Soares, “Vida Saudável: um Património Dietético de matriz clássica”, in Amatores in situ. O mundo antigo visto por aqueles que o amam – Programa Cultural 2018, Ruínas Romanas de Milreu (Estói-Faro, 25 de maio de 2018).

Carmen Soares, “Património alimentar português: memórias e saúde, aliadas ou inimigas?”, in 5º Fórum de Imunoalergologia do Centro (Quinta das Lágrimas, Coimbra, 23 de novembro de 2018).

Cinthia Elizabet Otto Rolla Marques, “Ana Hatherly e a metáfora alimentar em Padre Silvestre Aranha”, in 5º Fórum-Estudante em História e Culturas da Alimentação (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 21 de maio de 2018).

Delfim Leão e José Luís Brandão, “Na cama e à mesa no Império Romano: o Satyricon de Petrónio e os escândalos dos Césares de Suetónio”, in Ciclo "Clássicos em Milreu" (Ruínas de Milreu, 13 de abril de 2018).

Dina de sousa, “O Culto do Divino Espírito Santo: bodo e banquete da Festa do Imperador de Eiras (Coimbra)”, in 6º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação - Das Culturas da Alimentação ao Culto dos Alimentos (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 25 e 24 de outubro; Museu do Azeite, Bobadela, 26 de outubro 2018).

Guida Cândido, “Fome, peste e guerra”: referências alimentares nos periódicos da Figueira da Foz durante a Grande Guerra”, in Congresso Internacional Portugal na (e no tempo da) Grande Guerra (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, 20 de abril de 2018).

Guida Cândido, “As receitas do Livro de Cozinha da Infanta D. Maria: modus operandi”, in Seminário Fontes e Metodologias para o estudo da História da Alimentação (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 9 de abril de 2018).

Guida Cândido, “Comer como uma Rainha. Receituário real do século XVI ao século XX”, in 5º Fórum-Estudante de História e Culturas da Alimentação (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a 21 de maio de 2018).

Inês de Ornellas e Castro, "Um médico português ao serviço de Maria de Médicis: os conselhos de Mesa de Filipe Montalto", in X Jornada do Grupo de Investigação de Estudos de Corte e Diplomacia - Mesas de Corte (séculos XV-XX) (Escola de Artes e de Humanidades da Universidade de Lisboa, 20 de outubro de 2018).

Inês de Ornellas e Castro, Isabel Drumond Braga, "Entre doces e mezinhas: cozinha e botica conventuais no Portugal Moderno", in VI Residência Cisterciense - Dimensões do património monástico-conventual (Mosteiro de São Bento de Cástris, Évora, 21 de setembro de 2018).

Inês de Ornellas e Castro, "A Propaganda e a Realidade: à mesa em Portugal durante a Guerra" (Biblioteca da Junta de Freguesia de Belém, 10 de abril de 2018).

Inês de Ornellas e Castro, "D.Leonor, Marquesa de Alorna, uma mulher das Luzes", in Sabores da Escrita (Casa da Escrita, Coimbra, 22 de março de 2018).

Inês de Ornellas e Castro, "Da arte médica à arte de cozinha.Um diálogo com séculos", in Aula Aberta em História da Alimentação, Doutoramaneo em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades / Projecto DIAITA-Património Alimentar da Lusofonia (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 23 de março de 2018).

Inês de Ornellas e Castro, "Práticas alimentares e de sociabilidade em Roma. Imaginário e realidade", in seminário História da Alimentação (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 12 março de 2018).

Inês de Ornellas e Castro, "A alquimia do açúcar. Entre a arte médica e a arte de cozinha", in Nas Ilhas do Ouro Branco. Açúcar, uma história com várias faces ( M.N.A.A, 17 de fevereiro de 2018).

José Luís Brandão, “A mesa e a literatura: a comida como elemento caracterizador na Roma imperial”, in Colóquio Bracara Augusta et Vita Quotidiana Romae (Museu D. Diogo de Sousa, Braga, 13 de maio de 2018).

Luísa Martins, “A gestão do alimento num município do sul de Portugal no período medieval cristão; Loulé: a cada um conforme a sua religião (séculos XIV e XV)”, in IV Encontro Regional de Técnicos de Turismo (Museu de Conímbriga, Condeixa-a-Nova, Coimbra 9 e 10 de novembro de 2018).

Margarida Pinto de Abreu, "A transferência de conhecimento entre Universidades e Empresas", in I Workshop Patrimónios Alimentares: Investigação Aplicada & Transferência de Conhecimento (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 22 de maio de 2018).

Margarida Pinto de Abreu, "Farmácia, medicamentos e alimentos - Relíquias Farmacêuticas", in 5º Fórum-Estudante em História e Culturas da Alimentação (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 21 de maio de 2018).

Maria José Azevedo Santos, “Por sinal de comer, ajunta a cabeça do dedo polegar com a do segundo e assi os levarás à boca”, in Rituais em silêncio nos conventos do século XVI, Colóquio DIAITA, Mesa, Cerimónias e rituais (Lisboa, Palácio da Ajuda, 10 de maio de 2018).

Maria José Azevedo Santos, "O mosteiro de S. Paulo de Almaziva (actual S. Paulo de Frades). Recursos alimentares no século XIII”, in VI Residência Cisterciense (Évora, S. Bento de Cástris, 21 de setembro de 2018).

Maria José Azevedo Santos, “O ‘dosse’ nos conventos femininos do Reino de Portugal”, in Reunião da Confraria dos sabores de Coimbra (Coimbra, Mosteiro de Celas, 10 de novembro de 2018).

2017

Ana Marques Pereira, “Símbolos de poder à mesa (séc. XVI - séc. XIX)”, in Colóquios DIAITA da Primavera (Lisboa, 3 de maio de 2017).

Ana Marques Pereira, “Licores de Portugal (1880-1980)” (Mercearia Santana, Museu Municipal de Sacavém, 10 de junho de 2017).

Ana Marques Pereira, “Vestir a mesa. Séculos XV a XX”, in Encontro de História Local. O têxtil vimaranense e não só… (Museu Alberto Sampaio, Guimarães, 29 de setembro de 2017).

Ana Marques Pereira, “Saleiros: simbologia e funcionalidade. A propósito dos saleiros da CMAG” (Casa Museu Anastácio Gonçalves, Lisboa, 12 de outubro de 2017).

Ana Marques Pereira, “A ginjinha de Lisboa” (Palácio dos Aciprestes, Fundação Marquês de Pombal, Linda-a-Velha, 21 de outubro de 2017).

Ana Marques Pereira, “O poder sentado à mesa (séc. XVI- XIX)”, (Liga dos Amigos de Lisboa, Lisboa, 4 de novembro de 2017).

Ana Marques Pereira, “Os banquetes como manifestação de poder” (Rotary Club, Covilhã, 29 de novembro de 2017).

António Rei, “Água em Terras de Vinho - Os Refrigerantes «Serra d’Ossa» (1928 / 1932 – 1976)”, in 1º Encontro de História e Património de Redondo (CM Redondo / Santa Casa da Misericórdia de Redondo, 30-31 julho 2017).

António Rei, “O Castelo do Alandroal no Rol da Ordem de Avis: existências e armazéns - 1362 – 1364”, in Congresso Internacional: Por Terras de Endovélico 2017: “O Vale Sagrado do Lucefécit Património Cultural” (CM Alandroal e Centro de Estudos do Endovélico, 15 e 16 de julho 2017).

António Rei, “Na Mesa do Ġarb al-Andalus (séculos X – XIII)”, in 4º Colóquio Luso-Brasileiro da História e Cultura da Alimentação “Da Mesa dos Sentidos aos Sentidos da Mesa” (FL-UC, 25 e 27 de outubro de 2017).

António Rei, “O horizonte vegetal último da farmácia de D. Duarte. Plantas importadas presentes no receituário do Rei Eloquente”, in Medieval Europe in Motion IV: The Middles Ages: a Global Context? (Lisboa, IEM / FCSH – UNL e Fundação Calouste Gulbenkian, 13-15 dezembro 2017).

Carmen Soares, “Mesas terapêuticas e mesas saudáveis: diálogos de convergência e divergência com a literatura médica e gastronómica contemporânea”, in Seminário da Sociedade Ibérica de Filosofia Grega Problemáticas do quotidiano nos diálogos de Platão (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 17 de março de 2017).

Carmen Soares, “Usos e virtudes do alimento primordial: o pão. Matriz clássica e fontes escritas portuguesas”, em co-autoria com Maria Helena da Cruz Coelho (Historiadora da Idade Média Portuguesa, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), in 4º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação Da Mesa dos Sentidos aos Sentidos da Mesa (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Museu do Vinho-Anadia, 25 a 27 de outubro de 2017).

Cinthia Elizabet Otto Rolla Marques, “À mesa com Josefa de Óbidos”, in 4º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 25 a 27 de outubro de 2017, Faculdade de Letras, 25 de outubro de 2017).

Cinthia Elizabet Otto Rolla Marques, “Di Cavalcanti e a representação dos alimentos na pintura do género “Natureza-Morta”, in 4º Fórum-Estudante em História e Culturas da Alimentação (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 22 de maio de 2017).

Dina de Sousa, “Comer e curar no convento de Santana de Coimbra (1859 a 1871)”, in 4º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação Da Mesa dos Sentidos aos Sentidos da Mesa (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Museu do Vinho-Anadia, 25 a 27 de outubro de 2017).

Guida Cândido, “Não há festa sem comer”: sociabilidade gastronómica na Figueira da Foz do século XX”, in 4º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação Da Mesa dos Sentidos aos Sentidos da Mesa (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Museu do Vinho-Anadia, 25 a 27 de outubro de 2017).

Guida Cândido, “Mesa Redonda «Investigação & Ensino em História e Culturas da Alimentação em Portugal e no Brasil, Iin 4º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação Da Mesa dos Sentidos aos Sentidos da Mesa (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Museu do Vinho-Anadia, 25 a 27 de outubro de 2017).

Guida Cândido, “Receituário da Figueira da Foz: tradição versus inovação”, in Dia Mundial da Alimentação (Escola Profissional da Figueira da Foz, 18 de maio de 2017).

Guida Cândido, “De viandas tão peregrinas para o regalo dos convidados”: Receitas do Livro de Cozinha da Infanta D. Maria”, in Colóquios da Primavera Mesa e Poder (Palácio Nacional da Ajuda, 3 e 4 de maio de 2017).

Guida Cândido, “Entre Latas”: Indústria Conserveira Figueirense”, in Congresso Internacional Para a Mesa: produção, transformação e distribuição alimentar do século XIX ao XXI, (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa 23, 24 e 25 de fevereiro de 2017).

Guida Cândido, “Cinco Séculos à Mesa: Breve História da Alimentação” (Universidade Sénior da Figueira da Foz, 23 de fevereiro de 2017).

Guida Cândido, “Cincos Séculos à Mesa: 50 receitas com História”, in seminário Fontes e Metodologias para o estudo da História da Alimentação, do mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 13 fevereiro de 2017).

Inês de Ornellas e Castro, "Alimentar o corpo, despertar os sentidos", in 4º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação Da Mesa dos Sentidos aos Sentidos da Mesa (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Museu do Vinho-Anadia, 25 a 27 de outubro de 2017).

Inês de Ornellas e Castro e Joana Gaspar de Freitas, "Mediterranean Diet, Literature and Tradition, Sustainable Histories", in Congresso Internacional A Herança Cultural da Dieta Mditerrânea (Universidade do Algarve, 9-10 maio de 2017).

João Abel da Fonseca, “Uma mesa de promessas no Tratado da Terra do Brasil de Pero de Magalhães de Gândavo, in 4º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação Da Mesa dos Sentidos aos Sentidos da Mesa (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Museu do Vinho-Anadia, 25 a 27 de outubro de 2017).

Maria Amélia Álvaro de Campos, “A distribuição de alimentos e a mesa no quotidiano das colegiadas de Coimbra (séculos XIII a XV)”, in 4º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação Da Mesa dos Sentidos aos Sentidos da Mesa (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Museu do Vinho-Anadia, 25 a 27 de outubro de 2017).

Maria José Azevedo Santos, “A mesa e o poder”, in Colóquio de Primavera DIAITA II (Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa, 3 e 4 de maio de 2017).

Maria José Azevedo Santos, “O Curso Mestrado e Alimentação, Fontes, Cultura e Sociedade criado em 2008: pioneirismo e difusão”, in Colóquio A Gastronomia nos Estudos de Ensino Superior (Coimbra, Escola de Hotelaria e Turismo, 6 de maio de 2017).

Maria Amélia Álvaro de Campos, “A distribuição de alimentos e a mesa no quotidiano das colegiadas de Coimbra (séculos XIII a XV)”, IV Congresso Luso-Brasileiro de História da Alimentação, Quotidiano e extraordinário à mesa (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 25-27 de outubro).

Maria José Azevedo Santos, “A mesa e o poder”, in Colóquio de Primavera DIAITA II (Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa, 3 e 4 de maio de 2017)

Maria José Azevedo Santos, “O Curso Mestrado e Alimentação, Fontes, Cultura e Sociedade criado em 2008: pioneirismo e difusão”, in Colóquio A Gastronomia nos Estudos de Ensino Superior (Coimbra, Escola de Hotelaria e Turismo, 6 de maio de 2017)

Wanessa Asfora Nadler, “Inspirar-se nos antigos: Scriptores rei rusticae como fonte para o estudo da materia medica e da dietética no humanismo italiano do século XV – alguns apontamentos”, in 4º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação Da Mesa dos Sentidos aos Sentidos da Mesa (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Museu do Vinho-Anadia, 27 de outubro de 2017).

2016

Ana Isabel Buescu, "A Mesa dos Reis de Portugal. Um contributo historiográfico coletivo", in Ciclo de Conferências DIAITA: Scripta&Realia do Património Alimentar da Lusofonia (Lisboa, 24-25 de novembro de 2016).

Ana Marques Pereira, “Vestir a mesa. Séculos XV-XX”, in Colóquio de Primavera DIAITA I (Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa, 6 e 7 de maio de 2016).

António Rei, “Em Torno do Apartado Médico do «Livro dos Conselhos de El-Rei D. Duarte”, in Colóquio Internacional “Artes de Cura: medicinas tradicionais no século XXI” (IELT / FCSH – UNL e Museu a Farmácia, Lisboa, 10 e 11 de março de 2016).

António Rei, “Pelas margens do Funcho”, in Congresso Internacional: Por Terras de Endovélico 2016: “O Vale Sagrado do Lucefécit Património Cultural - da Arqueologia à Etno - Botânica e da Etnografia à Etno – Literatura” (Alandroal, 16 e 17 de julho 2016).

António Rei, “Flora do Algarve, entre os séculos X – XII”, in Colóquio Internacional As plantas do Gharb al-Andalus na botica e na cozinha (séculos X –XIII), (Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves, / Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica de Silves, 17 setembro 2016).

Carmen Soares e Ana Margarida Arruda, "A gastronomia, produto cultural do helenismo e a helenização da cozinha no território português durante a Idade do Ferro", in Ciclo de Conferências DIAITA: Scripta&Realia do Património Alimentar da Lusofonia (Lisboa, 24-25 de novembro de 2016).

Carmen Soares, “A Universidade de Coimbra no cardápio da Cosinha Portugueza de 1902: uma história por contar”, in Ciclo de Conversas BiblioAlimentaria (Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, 29 de abril de 2016).

Carmen Soares, “Livros de Culinária e Literatura Gastronómica na Grécia Clássica: o começo de uma longa História”, in conferência/aula História da Alimentação (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).

Carmen Soares, “Cozinha personalizada”: uma proposta terapêutica dos tratados hipocráticos”, in Congresso de História das Ciências da Saúde PHÁRMAKON – Do combate da enfermidade à invenção da imortalidade (Museu da Farmácia, Lisboa, 26 a 28 de outubro de 2016).

Carmen Soares, “A castanha na literatura dietética e gastronómica em Portugal”, in VIII Forum Internacional de Países Produtores de Castanha (Auditório do Pavilhão do Núcleo Empresarial de Bragança, 30 de outubro de 2016).

Cinthia Elizabet Otto Rolla Marques, “Antropofagia literária: um receituário clariciano em “Laços de Família”, in 3º Fórum-Estudante em História e Culturas da Alimentação (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 23 de maio de 2016).

Delfim Leão e Carmen Soares, "Contributos bibliográficos do projeto DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia para o estudo da História da Alimentação e Saúde no Mundo Lusófono", in Ciclo de Conferências DIAITA: Scripta&Realia do Património Alimentar da Lusofonia (Lisboa, 24-25 de novembro de 2016).

Francisco Contente Domingues, "Sobreviver a bordo da Carreira da Índia: alimentação", in Ciclo de Conferências DIAITA: Scripta&Realia do Património Alimentar da Lusofonia (Lisboa, 24-25 de novembro de 2016).

Guida Cândido, "O nasce à (nossa) mesa: receituário gastronómico da Figueira da Foz” (Rotary Club da Figueira da Foz, 14 abril de 2016).

Guida Cândido, “A hora de comer é a mais pequenina: receituário figueirense” (Universidade Sénior da Figueira da Foz, 2 de junho de 2016).

Guida Cândido, “Quem vende galinha come sardinha. Quem vende sardinha come galinha: o mar na mesa figueirense”, in 3º Fórum-Estudante de História e Culturas da Alimentação (Universidade de Coimbra, 23 de maio de 2016).

Guida Cândido, “Receita para um Receituário: análise do livro de gastronomia figueirense”, seminário Fontes e Metodologias para o estudo da História da Alimentação, do mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 7 março de 2016)

Inês de Ornellas e Castro e Carlos Fabião, "Da arte culinária de Apício à mesa do Portugal romano", in Ciclo de Conferências DIAITA: Scripta&Realia do Património Alimentar da Lusofonia (Lisboa, 24-25 de novembro de 2016).

Inês de Ornellas e Castro, “Alimentação espartana, alimentação palaciana”, in Ciclo Testemunhos da presença romana em Portugal (Academia das Ciências, Lisboa, 22 de fevereiro de 2016).

Inês de Ornellas e Castro, "A Melancholic's table or the food regimen in Filipe Montalto's Arquipatologia", in 5th National Meeting of History of Science and Technology/2nd International Congress of Interdisciplinary History of Health (Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, 13-15 julho de 2016)

Isabel Drumond Braga, "Do Convento do Passado para a Loja do Presente: A doçaria portuguesa em perspetiva", in Ciclo de Conferências DIAITA: Scripta&Realia do Património Alimentar da Lusofonia (Lisboa, 24-25 de novembro de 2016).

João Pedro Gomes, “De “lousas” e “porçolanas”: o lugar da cerâmica na mesa portuguesa moderna (séculos XVI e XVII)”, in Colóquios de Primavera DIAITA I A mesa e as Artes, Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa, 6 e 7 de maio de 2016).

João Pedro Gomes, “Cozinha á Portugueza pelas mãos de um francês. Lucas Rigaud e o património culinário português”, in Ciclo de Conversas BiblioAlimentaria (Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, 04 de março de 2016).

João Pedro Gomes, “Faiança Portuguesa no Atlântico Sul: a rota do açúcar” (Sociedade de Geografia de Lisboa, 17 de fevereiro de 2016).

João Pedro Gomes, “Rosas à Mesa. As Flores na História da Alimentação em Portugal”, in Chá de Rosas - Conversas em torno da vida e da figura da Rainha Santa (Museu Nacional de Machado de Castro, 13 de julho de 2016).

Jorge Deserto, Susana da Hora Marques Pereira, Amílcar Guerra, "A diaita dos Lusitanos na Geografia de Estrabão e à luz dos Estudos de História Antiga peninsular", in Ciclo de Conferências DIAITA: Scripta&Realia do Património Alimentar da Lusofonia (Lisboa, 24-25 de novembro de 2016).

Maria Helena da Cruz Coelho, "Pôr e compor a mesa de reis e senhores do Portugal medieval", in Ciclo de Conferências DIAITA: Scripta&Realia do Património Alimentar da Lusofonia (Lisboa, 24-25 de novembro de 2016).

Maria José Azevedo Santos, "A mímica do comer e do beber. Contributo de um códice do séc. XVI", in Ciclo de Conferências DIAITA: Scripta&Realia do Património Alimentar da Lusofonia (Lisboa, 24-25 de novembro de 2016).

Maria de Fátima Silva, Jorge Paiva e João Pedro Tereso, "Contributo da botânica para a História da Alimentação: a História das Plantas de Teofrasto e os estudos de paleobotânica em sítios arqueológicos de Portugal", in Ciclo de Conferências DIAITA: Scripta&Realia do Património Alimentar da Lusofonia (Lisboa, 24-25 de novembro de 2016).

2015

Ademir Ribeiro Júnior e Tania Andrade Lima, “O que comem os orixás nos terreiros de candomblé de nação Keto de Salvador, Bahia, Brasil”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

Ana Rita Saraiva da Rocha, “’Dar de comer a quem tem fome’: a dieta alimentar dos pobres e doentes de Coimbra na Idade Média”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

António Rei, “Da Açorda. Com textos e com testos”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

Ana Maria Ramalho Prosérpio “O uso dos moluscos na alimentação, num manuscrito de Francisco Arruda Furtado, naturalista português do século XIX”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

Anny Jackeline Torres Silveira e Betânia Gonçalves Figueiredo, “Dietas e terapêutica nos oitocentos: a Santa Casa de São João del Rei, Brasil”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

António José Marques da Silva, "Uma tradição milenar convertida em ideal alimentar ou o inverso? Acerca da “descoberta científica” da dieta mediterrânica", in Encontro ‘DIAITA – Património alimentar ( Universidade da Madeira, Funchal, 14-15 de maio de 2015).

António José Marques da Silva, "A dieta mediterrânica: um ideal alimentar tornado em uma tradição intemporal", in seminário do doutoramento em Patrimónios alimentares: culturas e identidades (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 27 de novembro de 2015).

António José Marques da Silva, "A 'descoberta' científica da dieta mediterrânica", in 16e mostra gastronómica (Pavilhão Polivalente, Arraiolos, 7 de novembro de 2015).

António José Marques da Silva, "The fable of the cod and the promise sea. About the Portuguese traditions of bacalhau", in 1ère Conférence internationale : Patrimoines et mémoires de la mer‘ ( Universidade de Évora, Évora, 16 de janeiro de 2015).

António Rei, “Da Flora de Lisboa e sua região, a partir das fontes árabes (séculos X – XII)”, in IV Encontro da Nova Lisboa Medieval, “Os territórios de Lisboa” (IEM / FCSH - UNL, 19 a 21 de novembro de 2015).

Camila Moreira Bácsfalusi, “Fome de quê? Patrimônios alimentares em diálogo: a alimentação dos estudantes brasileiros em Coimbra”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

Carmen Soares, “Canja de galinha: história de um clássico do património alimentar da Lusofonia”, in I Congresso Internacional As Aves na História Natural, na Pré-História e na História (Lisboa, 23 a 27 de setembro de 2015).

Carmen Soares, “A castanha na literatura dietética e gastronómica em Portugal”, in VIII Forum Internacional de Países Produtores de Castanha (Bragança,30 de outubro de 2015).

Carmen Soares, “Cozinha simples, mesa farta: os requintes da gastronomia mediterrânea grega antiga (Arquéstrato, séc. IV a. C.)”, in Colóquio DIAITA: Património Alimentar (Universidade da Madeira, 14 e 15 de maio de 2015).

Carmen Soares e Ana Margarida Arruda, “A helenização dos processos culinários no Sul de Portugal: uma abordagem interdisciplinar”, in Congresso Internacional de História da Antiguidade Clássica: Diálogos Interdisciplinares (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Museu Monográfico de Conímbriga, Museu Nacional de Machado de Castro, 20 a 22 de maio de 2015).

Carmen Soares e Maria Helena da Cruz Coelho, “Um doce e nutritivo fruto: a castanha na História da Alimentação”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos Prazeres da Mesa aos Cuidados do Corpo (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Casa da Escrita, Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

Cilene Ribeiro, “Memórias da alimentação e fatos da imigração de luso-brasileiros residentes em Curitiba – PR", in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

Cristina Neiva Correia, “A Mesa Real no Palácio da Ajuda. Um projecto de múltiplas abordagens”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

Fábio Vergara Cerqueira, “A doçaria pelotense: patrimônio cultural gastronômico luso-brasileiro”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

Guida Cândido, “À beira sal plantada: rota da salicórnia”, in III Colóquio Internacional Interdisciplinar Literatura, viagens e turismo cultural no Brasil, em França e em Portugal (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 19, 20 e 21 de janeiro de 2015).

Guida Cândido, “Coração, Cabeça e Estômago: Uma tertúlia figueirense”, in 2º Fórum-Estudante de História e Culturas da Alimentação (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 29 de maio de 2015).

Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, “Deleitar o olhar entre a decoração fixa e a móvel: a sala de jantar em Portugal na segunda metade do século XIX”

Inês de Ornellas e Castro, “A mesa Melancólica. Regimes dos melancólicos no tratado sobre A Melancolia na Arquipatologia (1614) de Filipe Montalto”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

Isabel Drumond Braga, “Anunciar alimentos e seduzir consumidores. A publicidade na Revista Ilustração (1926-1939)”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

João Pedro Gomes e Silvia Peixoto, “Faiança portuguesa no Brasil (sécs XVI a XVIII): uma proposta de catalogação”, in VIII Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica (Lisboa, 21 a 14 de outubro de 2015).

João Pedro Gomes, “Galinhas, Capões e Frangões. Usos e propriedades da carne de galinha na cozinha portuguesa moderna (sécs. XVI-XVIII)”, in I Congresso Internacional As Aves na História Natural, na Pré-História e na História (Lisboa, 23 a 27 de setembro de 2015).

João Pedro Gomes, “Dos “caldos esforçados” e “receitas para doentes”: alimentação e saúde no Portugal moderno (séculos XVI e XVII)”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

José Luís Brandão, “Vitélio: uma Vida centrada no ventre”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação (Universidade de Coimbra,19 a 21 de outubro de 2015).

Leila Mezan Algranti, “A Botica colonial: apontamentos sobre saúde e alimentação na América portuguesa (séculos XVI-XVIII)”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

Luísa Martins, "A Alimentação em Loulé no período Medieval: um quadro desenhado a partir das atas de vereação de 1384-1488" (Arquivo Municipal de Loulé, 10 de janeiro de 2015).

Maria Cecília Barreto Amorim Pilla, “Nas Páginas do Jornal Das Moças: princípios de segurança alimentar em tempos de guerra (1914-1918)”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

Maria Helena da Cruz Coelho e Carmen Soares, “Um doce e nutritivo fruto: a castanha na História da Alimentação”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

Maria José Azevedo Santos, “As “grades do doce” nos Conventos da Ordem de Santa Clara”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

Mariane Lindemann, “Doces de Cá e Acolá: a influência da doçaria conventual portuguesa na doçaria pelotense - comparação de receitas”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

Paula Barata Dias, “Quando o doce é corpo. Antropomorfismo e Antroponímia na doçaria tradicional portuguesa”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

Raquel Maria Fino Seiça, “O Vinho no Bem-Estar da Mesa e do Corpo”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

Susana Hora Marques Pereira, “A dieta ibérica sob o olhar de Estrabão”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

Tania Andrade Lima (coord. e co-autoria), “Mesa Redonda – Alimentação e Arqueologia Histórica”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

Wanessa Asfora Nadler, “Apício como opus medicinale na Itália do século XV: estudo de caso a partir de três manuscritos fiorentinos”, in 3º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Culturas da Alimentação Dos sabores da mesa aos cuidados do corpo (Coimbra, 19 a 21 de outubro de 2015).

2014

Anabela Barros, "Mel e açúcar nas receitas dos Descobrimentos: do códice 142 do Arquivo Distrital de Braga ao códice 10763 da Biblioteca Nacional de Portugal (sécs. XVI-XVIII)", in VI Mostra de Doçaria Conventual de Coimbra (Coimbra, 4 de outubro de 2014)

António José Marques da Silva, ‘Portuguese cod tradition (s?)’, in I International Congress: Transatlantic relations between Europe (Biblioteca Municipal de Vila do Porto, ilha de Santa Maria, 5 de maio de 2014).

João Pedro Gomes, “Uma doce viagem: doces e conservas portuguesas na correspondência de D. Vicente Nogueira e o Marquês de Niza (1647-1651)”, in I Fórum-Estudante de História e Culturas da Alimentação (Coimbra, FLUC, 30 de maio de 2014).

Guida Cândido, "Vida ainda nas Naturezas-mortas: Imaginário alimentar e religioso", I Fórum-Estudante de História e Culturas da Alimentação, in I Fórum-Estudante de História e Culturas da Alimentação (Coimbra, FLUC, 30 de maio de 2014).

Guida Cândido, “Da leitura à escrita. Caminho(s) para uma tese”, in seminário Fontes e Metodologias para o estudo da História da Alimentação, do mestrado em Alimentação: Fontes, Cultura e Sociedade (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 5 de dezembro de 2014)

Inês de Ornellas e Castro, "Deuses, médicos e gulosos: mel e outros açúcares para o corpo e para a alma", in VI Mostra de Doçaria Conventual de Coimbra (Coimbra, 4 de outubro de 2014).

Isabel Drumond Braga, “O Receituário Manuscrito de Francisco Borges Henriques: Culinária, Cosmética e Botica”, in X Encontro de História Local do Concelho de Oeiras. O Quotidiano em Oeiras no século XVIII (Oeiras, Palácio Marquês de Pombal, 5 e 6 de abril de 2014).

Isabel Drumond Braga, “A Doçaria num Receituário Conventual Masculino. O Caderno do Refeitório de 1743”, in I Jornadas sobre Doçaria Conventual. Investigação, História e Certificação (Mosteiro de São Martinho de Tibães e Museu dos Biscainhos, Braga, 30 de maio a 1 de junho de 2014).

Isabel Drumond Braga, “Pelos Caminhos da (In)Justiça no século XVI: a Taberneira Mourisca Leonor Lopes”, in Colóquio Internacional Hispano-Português La Mujer ante los Tribunales en el Antiguo Régimen / A Mulher perante os Tribunais do Antigo Regime (Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 6 e 7 de novembro de 2014).

Paula Barata Dias, "Botânica, Farmacopeia e Medicina Popular na Idade Média: O Tesouro dos Pobres de Pedro Hispano", in Congresso Naturales Medicinae (Coimbra, 19 a 21 de setembro de 2014).

2013

Anabela Leal Barros, “A arte de Cozinha de um abade português do séc. XVI”, in História da Alimentação (FLUC, 15 de março de 2013).

Anabela Leal de Barros, "A cozinha portuguesa dos Descobrimentos (segundo o manuscrito 142 do Arquivo Distrital de Braga)", conferência plenária (Museu Nogueira da Silva, Braga, 31 de outubro de 2013).

Anabela Leal de Barros, "Remédios vários e receitas aprovadas (ms. 142 do Arquivo Distrital de Braga: entre a História da Medicina e a História da Língua, a Ecdótica", in XV Colóquio de Outono – As Humanidades e as Ciências: disjunções e confluências (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, Braga, 21 de novembro de 2013).

Ana Isabel Buescu, “A mesa do rei como campo de estudos interdisciplinar. Entre a Idade Média e a Época Moderna”, in I Colóquio Luso-brasileiro de História da Alimentação: Património & Cultura (FLUC, 31 de maio de 2013).

Carmen Soares, “Pão e vinho sobre a mesa: um “clássico” da Alimentação Portuguesa”, in I Colóquio Luso-brasileiro de História da Alimentação: Património & Cultura (FLUC, 31 de maio de 2013).

Carmen Soares, “Dietética na tratadística hipocrática: contributos da medicina grega antiga para a História da Alimentação e da Dieta”, no âmbito das actividades da Secção de História da Medicina da Sociedade de Geografia de Lisboa (Lisboa, 25 de julho de 2013).

Carmen Soares, “Os catálogos de alimentos na tratadística hipocrática”, in Colóquio Internacional “Dioscórides e o Humanismo Português: os comentários de Amato Lusitano” (Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, 21 e 22 de novembro de 2013).

Carmen Soares, “Matrizes clássicas gregas da História da Dieta: contributos da tratadística hipocrática”, in I Ciclo de Conferências & Debates Interdisciplinares do IIIUC “Espaços do Pensamento Científico da Antiguidade” (29 de novembro 2013).

Frederico Lourenço, “Pensar a alimentação em ambiente monástico: o contributo bizantino para o ideal de abstinência e jejum”, in I Colóquio Luso-brasileiro de História da Alimentação: Património & Cultura (FLUC, 31 de maio de 2013).

Inês de Ornellas e Castro, “Frutos de outrora e mesas de papel”, in I Colóquio Luso-brasileiro de História da Alimentação: Património & Cultura (Montemor-o-Velho e Tentúgal, 1 de junho de 2013).

Irene Macedo, Karina Ramos, “Reflexos da herança colonial na formação de crenças, mitos e tabus do aleitamento materno no Brasil”, in I Colóquio Luso-brasileiro de História da Alimentação: Património & Cultura (FLUC, 31 de maio de 2013).

Isabel Drumond Braga, “Os Confeiteiros portugueses na Época Moderna: cultura material, produção e conflituosidade”, in I Colóquio Luso-brasileiro de História da Alimentação: Património & Cultura (FLUC, 31 de maio de 2013).

Maria Amélia Álvaro de Campos, “Alimentar a cidade de Coimbra na Idade Média”, in I Colóquio Luso-brasileiro de História da Alimentação: Património & Cultura (FLUC, 31 de maio de 2013).

Maria Helena da Cruz Coelho, “A Mesa do rei de Avis. Espaços, oficiais, alimentos, cerimoniais”, in I Colóquio Luso-brasileiro de História da Alimentação: Património & Cultura (FLUC, 31 de maio de 2013).

Maria José Azevedo Santos e Guida Cândido, “O contributo das fontes paleográficas para o estudo da história da alimentação: o caso do Livro de Superintendência de Cozinha do Real Colégio de São Pedro de Coimbra (séc. XVII)”, in I Colóquio Luso-brasileiro de História da Alimentação: Património & Cultura (FLUC, 31 de maio de 2013).

Regina Bustamente, “Dize-me o que comes, dir-te-ei quem és: uma representação musiva afro-romana de xênia”, in I Colóquio Luso-brasileiro de História da Alimentação: Património & Cultura (FLUC, 31 de maio de 2013).

Wanessa Asfora, “Luis da Câmara Cascudo e a ementa portuguesa: a contribuição de Portugal na construção da cozinha brasileira”, in I Colóquio Luso-brasileiro de História da Alimentação: Património & Cultura (FLUC, 31 de maio de 2013).

2012

António José Marques da Silva, "Alimentação, mudança cultural e identidade no Mediterrâneo: uma perspectiva indisciplinar" (Casa Amarela, Mértola, 8 de junho de 2012).

Carlos Fabião, “Os preparados de peixe de época romana na Lusitania: os nomes e os produtos”, in 1º Colóquio de História da Alimentação: Antiguidade (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 20 de janeiro de 2012).

Carmen Soares, “Arte Culinária em Xenofonte, Platão e Aristóteles”, in 1º Colóquio de História da Alimentação: Antiguidade (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 20 de janeiro de 2012).

Carmen Soares, “Roteiros Gastronómicos na Grécia do séc. IV a. C.”, in Colóquio Internacional Viagens à volta do mundo, viagens à volta do Homem (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 5-6 de março de 2012), no âmbito da XIV Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

Carmen Soares, “Alimentação e guerra nas Histórias de Heródoto”, in VI Colóquio A Guerra na Antiguidade (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 22 de maio de 2012).

Carmen Soares, Raquel Seiça, “Dos ingredientes aos doces: história & saúde”, conferência de abertura da IV Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra (5 a 7 de outubro de 2012).

Inês de Ornellas e Castro, “Discursos e rituais na mesa romana”, in 1º Colóquio de História da Alimentação: Antiguidade (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 20 de janeiro de 2012).

Luís Lavrador, “A Propósito das Proibições Alimentares do Levítico”, in 1º Colóquio de História da Alimentação: Antiguidade (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 20 de janeiro de 2012).

Maria Amélia Álvaro de Campos, “Alimentar Coimbra na Baixa Idade Média: estruturas e ofícios urbanos relacionados com a alimentação”, in I Congresso Luso-Brasileiro de História da Alimentação. Idade Média. (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 31 de maio a 1 de junho de 2012).

Maria Helena da Cruz Coelho, “A mesa do rei de Avis: sabores e saberes em ato de representação”, in XV Jornadas Históricas – História e Alimentação: Saberes, cheiros e sabores (Seia, Auditório da Casa Municipal da Cultura, 15 de novembro de 2012)

Nelson Henriques, “Hábitos alimentares no Império Romano: considerações sobre os comportamentos animais e habitats no De alimentorum facultatibus de Galeno”, in 1º Colóquio de História da Alimentação: Antiguidade (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 20 de janeiro de 2012).

Paula Barata Dias, “Em defesa do vegetarianismo: Fílon de Alexandria e Porfírio de Tiro”, in 1º Colóquio de História da Alimentação: Antiguidade (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 20 de janeiro de 2012).

Paula Barata Dias, “Vinho, comunidade e cultura”, in O vinho da Antiguidade aos nossos dias (Torres de Moncorvo, 24 março de 2012).

Paula Barata Dias, “A alimentação nas três religiões do livro”, in XV Jornadas Históricas – História e Alimentação: Saberes, cheiros e sabores (Seia, Auditório da Casa Municipal da Cultura, 15 de novembro de 2012).

Raquel Seiça, “Dos ingredientes aos doces: história & saúde”, in IV Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra (Coimbra, Portugal, 5-7 de outubro de 2012)