/ Parcerias / DIAITA - Património Alimentar da Lusofonia / Call for Papers

O mundo animal na romanização da Península Ibérica

Lisboa, 26 e 27 de Junho de 2015 | até 30 de Abril de 2015

Encontram-se abertas as inscrições para comunicações e posters para o Encontro “O mundo animal na romanização da Península Ibérica” organizado pelo Laboratório de Arqueociências – D.G.P.C. a realizar em Lisboa nos dias 26 e 27 de Junho de 2015.

Tem por objetivo é ampliar o conhecimento do universo zoológico além da estrita observação do registo arqueozoológico, chamando a debate domínios de investigação que nos vão revelando o papel que os animais desempenharam no quotidiano daquele período. Fontes escritas e iconográficas evidenciam a sua importância na guerra, na religião, na gastronomia, na agricultura, na medicina, no lazer; caçados, pescados, domesticados ou criados em cativeiro; autóctones ou trazidos de paragens distantes… quem foram eles, que legado trouxeram ao extremo ocidental do império?

Propõem-se os seguintes blocos temáticos:

1 – O valor dos animais: economia urbana e rural – consumidores e produtores

2 – Na vida e na morte: usos rituais, medicinais e gastronomia

3 – Recursos na terra e no mar: caça e pesca

4 – Representação animal: mosaicos, pinturas, numismas, esculturas…

Estão convidados a participar investigadores (arqueozoólogos, arqueólogos, biólogos e historiadores) e estudantes. Com inscrição gratuita, a entrega dos resumos das comunicações ou posters (em português, espanhol ou inglês), não deverá exceder 250 palavras e podem ser enviados até 30 de Abril de 2015 para o endereço eletrónico munanirom@gmail.com.

Comissão Científica

João Pedro Bernardes (FCHS, Universidade do Algarve, Portugal)

Simon Davis (LARC, DGPC, Portugal)

Carlos Fabião (UNIARQ FLUL, Lisboa, Portugal)