Novo Membro CECH - Bolseira de Investigação Pós- doutoral

Sara Troiani [início do contrato: 22 de março de 2021]

25 março, 2021≈ 3 mins de leitura

Sara Troiani obteve o seu doutoramento em Forms of Texts (Greek and Latin curriculum) na Universidade de Trento. Na sua dissertação, orientada pelo Prof. Giorgio Ieranò, investiga as traduções e representações do teatro grego antigo pelo italiano Ettore Romagnoli (início do século XX). Os seus interesses de investigação relacionam-se com a música grega antiga, New Dithyramb e receção do teatro antigo da antiguidade à era contemporânea.

Durante a sua carreira académica foi coordenadora de projetos do Laboratorio Dionysos – Archivio digitale del teatro antico (Trento) e investigadora visitante do Archive of Performances of Greek and Roman Drama (Oxford). Em parceria com o Laboratorio Dionysos, APGRD e a Universidade de Groningen, participou como organizadora do Simpósio conjunto sobre a Reception of Classics in Fascist Italy (2019, 2021).

Atualmente é pós-doutoranda no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (Universidade de Coimbra), trabalhando no Projeto Complementar de Reescrita do Mito do CECH. Os seus principais projetos de investigação centrar-se-ão num novo arquivo digital das peças modernas de teatro antigo em Portugal e nas reescritas e representações dos mitos gregos durante o fascismo italiano.

Em 2016 obteve o mestrado em Performing Arts Management na Accademia Teatro Alla Scala e estagiou no Piccolo Teatro di Milano. Graças a esta experiência, trabalhou vários anos como assistente de direção e gerente de produção para teatros e grupos italianos. Dirigiu, também, duas peças baseadas em teatro grego antigo: Persas de Ésquilo (2015) e Ajax de Yiannis Ritsos (2018).

Algumas das suas publicações mais relevantes são:

S. Troiani (2018), “Osservazioni sulla detorsio in comicum nel Ciclope di Filosseno: fra tradizione omerica, critica metamusicale e satira politica”, Lexis 36, pp. 135-158;

S. Troiani (2020), “La poesia come ‘dono della musica’: interrelazioni tra musica greca, traduzione e rappresentazione del dramma antico in Ettore Romagnoli”, in A. Albanese – M. Arpaia (edd.), Linguaggi, esperienze e tracce sonore sulla scena. Atti della Graduate Conference, L’Aquila 15-16 novembre 2018, Ravenna;

S. Troiani (2020), “Ettore Romagnoli e il teatro universitario: i primi sviluppi di una nuova ideologia drammatica tra ellenismo ‘artistico’ e stimoli internazionali”, DeM 11, pp. 229-257.