/ Investigadores / In Memoriam

Américo da Costa Ramalho

Almeida, 12 de outubro de 1921 - Coimbra, 4 de julho de 2013

1945 - Licenciatura em Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com 18 valores.

1947-1949 - Especialização em Grego Clássico na Universidade de Oxford (bolseiro do Instituto de Alta Cultura)

1952 - Doutoramento, com a tese Dipla Onomata no estilo de Aristófanes, com 19 valores

1954 - Nomeado Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

21 de janeiro de 1969 a 30 de abril de 1969 - Diretor interino da Faculdade de Letras

17 de março de 1970 até 1974 - Diretor efetivo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Homenagens

Sessão da Classe de Letras, 26 de outubro de 2021, 15:00, Academia das Ciências de Lisboa, e por Zoom. Homenagem a Américo da Costa Ramalho (1921-2021)

Evocação do Académico de Número, Prof. Doutor Américo da Costa Ramalho, na passagem do primeiro centenário do seu nascimento, na qual usou da palavra a Académica de Mérito, Prof.ª Doutora Nair Castro Soares. 20 de outubro de 2021, 15:00.

José Ribeiro Ferreira,Três Mestres, três lições. três caminhos. Coimbra, Colecção Fluir Perene - no 11, 2019.

Latim - língua de cultura: da Idade Média à actualidade: actas do Encontro de Professores de Latim, Casa Municipal da Cultura - Coimbra, 2006. Homenagem ao Professor Doutor Américo da Costa Ramalho. Coimbra : Associação de Professores de Latim e Grego (APLG), 2008.

Miscelânea de Estudos em Honra do Prof. A. Costa Ramalho. Coimbra: Instituto Nacional de Investigação Científica, 1992

Awards

Prémio Laranjo Coelho, em 1988, da Academia Portuguesa de História; Comendador da "Ordine Al Merito" de Itália.

Livros Selecionados

• Para a História do Humanismo em Portugal. Vol. 5. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013.
  • Duarte de Sande, Diálogo sobre a missão dos Embaixadores Japoneses à Cúria Romana. Prefácio, tradução comentário de Américo da Costa Ramalho; estabelecimento do texto latino de Sebastião Tavares de Pinho. Coimbra, Imprensa da Universidade, 2009, 2 vol.
  • Aristófanes, As rãs. Prefácio, tradução do grego, introdução e notas de Américo da Costa Ramalho. Lisboa, Edições 70, 2008.
  • Cataldo Parísio Sículo, Epístolas. Fixação do texto latino, tradução, prefácio e notas de Américo da Costa Ramalho e de Augusta Fernanda de Oliveira e Silva. Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2005-2010. 2 vol.
  • Aristófanes, Pluto: a riqueza. Introdução, versão do grego e notas de Américo da Costa Ramalho. Coimbra, Festival de Teatro de Tema Clássico, 2005.
  • Aristófanes, As rãs. Prefácio, tradução do grego, introdução e notas de Américo da Costa Ramalho. 1. ed. Coimbra, Festival de Teatro de Tema Clássico, 2004.
  • Para a História do Humanismo em Portugal. Vol. 4. Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2000.
  • Para a História do Humanismo em Portugal. Vol. 3 Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1998.
  • Duarte de Sande, S. I., Diálogo sobre a Missão dos Embaixadores Japoneses à Cúria Romana. Pref., trad. do latim e comentário de Américo da Costa Ramalho. Macau, Comissão Territorial de Macau para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Fundação Oriente, 1997.
  • Aristófanes, As rãs. Pref., trad. do grego e notas de Américo da Costa Ramalho [Ed. brasileira: (Brasília: Univ. de Brasília, 1999)], Lisboa, Edições 70, 1996.
  • Para a História do Humanismo em Portugal. Vol. 2. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.
  • Camões no seu tempo e no nosso, Coimbra, 1992.
  • Luciano, Diálogos dos Mortos. Introdução, versão do grego e notas de Américo da Costa Ramalho [Ed. brasileira: Brasília, Editora Univ. Brasília,1998. 100], Coimbra, 1989.
  • O Essencial sobre André Falcão de Resende, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1988.
  • Para a história do Humanismo em Portugal. Vol. 1. Coimbra, Instituto Nacional de Investigacão Científica, 1988.
  • Cataldo Parísio Sículo, Epistolae et orationes. Introdução de Américo da Costa Ramalho; [Apresentação de José V. de Pina Martins]. Coimbra: Biblioteca Geral da Universidade, 1988.
  • Alguns aspectos da leitura camoniana de Virgílio. Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1986.
  • Latim renascentista em Portugal: antologia. Prefácio, seleção, versão do latim e notas Américo da Costa Ramalho. Coimbra, INIC, 1985.
  • Aristófanes, Pluto: a riqueza. Introdução, versão do grego e notas de Américo da Costa Ramalho. Coimbra, INIC, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, 1982.
  • Estudos sobre o século XVI, Paris, 1980. [2ª ed. aum. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1983. XII + 420 p.].
  • Marco Túlio Cícero, As catilinárias. Defesa de Murena. Defesa de Árquias. Defesa de Milão. Prefácio de Américo da Costa Ramalho. Lisboa - São Paulo, Verbo, 1974.
  • Américo da Costa Ramalho & A. A. Perfeito, Ta ton Hellemon. Livro de grego para o 6º e 7º anos dos liceus. Coimbra, 1970 (6ª ed.) [1ª ed. 1960].
  • João Fernandes, A oração sobre a fama da Universidade: 1548. Apresentação de Américo da Costa Ramalho. Coimbra, Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1967.
  • Portuguese Essays, Lisboa, SNI, 1961 [= 2ª ed. rev., 1968].
  • Portuguese Culture in the Era of Expansion. Nova Iorque, New York University, 1961.
  • O Infante D. Henrique e o ambiente cultural dos Descobrimentos, Nova Iorque, 1960.
  • Américo da Costa Ramalho & J. C. Nunes, Catálogo dos manuscritos da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra relativos à Antiguidade Clássica. Coimbra, Instituto de Estudos Clássicos, 1945.