2022

Breno Sebastiani, "apresentação do livro Crises (Staseis) and Changes (Metabolai). Athenian Democracy in the Making". Congresso Crises (staseis) e mudanças (metabolai). A democracia ateniense na contemporaneidade. Universidade de São Paulo, 22 de novembro de 2022.

Breno Sebastiani com Lucia Sano, “Democracia sob o coturno: Tucídides e Xenofonte sobre Terâmenes”. Congresso Crises (staseis) e mudanças (metabolai). A democracia ateniense na contemporaneidade. Universidade de São Paulo, 22 de novembro de 2022.

Daniela Pereira, “Alcibíades, Temístocles e a democracia Ateniense”. Congresso Crises (staseis) e mudanças (metabolai). A democracia ateniense na contemporaneidade. Universidade de São Paulo, 22 de novembro de 2022.

Denis Correa, “As (não tão) violentas staseis e metabolai na Constituição de Atenas aristotélica” (apresentação virtual). Congresso Crises (staseis) e mudanças (metabolai). A democracia ateniense na contemporaneidade. Universidade de São Paulo, 22 de novembro de 2022.

Martinho Soares, “Natureza e fenômenos naturais em na Guerra do Peloponeso de Tucídides: physis e kinesis como fatores de perturbação política”. Congresso Crises (staseis) e mudanças (metabolai). A democracia ateniense na contemporaneidade. Universidade de São Paulo, 22 de novembro de 2022.

Priscilla Gontijo Leite, “Formas de governo e retórica: percepções sobre democracia e oligarquia em Demóstenes” (apresentação virtual). Congresso Crises (staseis) e mudanças (metabolai). A democracia ateniense na contemporaneidade. Universidade de São Paulo, 22 de novembro de 2022.

2020

Breno Sebastiani, “Pandemias, incertezas e a lucidez urgente de Tucídides”. Universidade de Coimbra, 17 de junho de 2020.

Breno Sebastiani, “Da democracia promissora ao cinismo ressentido: a peste como reviravolta na narrativa de Tucídides”. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 30 de julho de 2020.

Delfim Leão, “A Peculiar Case of Death and Pollution at the Dusk of Athenian Democracy: the Trial and Execution of Phocion”, Università degli Studi di Salerno, videoconferência integrada no Doutoramento em “Ricerche e Studi sull'Antichità, il Medioevo e l'Umanesimo”, 14 de julho de 2020.

Delfim Leão, “Podemos confiar em Diógenes Laércio? O Livro I das Vidas como fonte para as leis e poemas de Sólon”. Universidade de Brasília, videoconferência integrada nos Seminários Archai”, 30 de setembro de 2020.

2019

Breno Sebastiani, “Cidadania e democracia no Epitáfio de Péricles por Tucídides (2.34-47)”. Universidade de Coimbra, 20 de fevereiro de 2019.

Breno Sebastiani, “I colpi di stato del 411 e del 404 ad Atene: Tucidide e Senofonte sulle svolte oligarchiche”. Università Cattolica del Sacro Cuore - Milano e Brescia, 25 e 26 de fevereiro de 2019.

Breno Sebastiani, “Intimidação como política e os insights de Tucídides”. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 25 de outubro de 2019.

Christian Werner, "Deliberação e ideologia nas Suplicantes de Eurípides", Workshop Crises (staseis) e mudanças (metabolai): a democracia ateniense na contemporaneidade. Universidade de São Paulo, 7 de novembro de 2019.

Delfim Leão & Breno Sebastiani, “Crises e mudanças na democracia ateniense. A atuação de Terâmenes”. Workshop Crises (staseis) e mudanças (metabolai): a democracia ateniense na contemporaneidade. Universidade de São Paulo, 7 de novembro de 2019.

Lucia Sano, "Terâmenes nas Helênicas de Xenofonte". XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, Universidade Federal de Juiz de Fora, 3 de setembro de 2019.

Miguel Monteiro, "A filosofia grega como obstáculo político". Workshop Crises (staseis) e mudanças (metabolai): a democracia ateniense na contemporaneidade. Universidade de São Paulo, 7 de novembro de 2019.

Priscilla Gontijo Leite, “Formas de governo na retórica: alguns exemplos da percepção da Democracia e da Oligarquia em Demóstenes”. Workshop Crises (staseis) e mudanças (metabolai): a democracia ateniense na contemporaneidade. Universidade de São Paulo, 7 de novembro de 2019.

Priscilla Gontijo Leite, “Alguns exemplos de estruturas familiares em Iseu”, integrada no IV Seminário Rhetor – Retórica e discursos judiciários. UFPB, João Pessoa – Paraíba, 13 e 14 de novembro de 2019.

Priscilla Gontijo Leite, “Oligarquia, democracia e liberdade em Demóstenes.”, XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos 2019.

Priscilla Gontijo Leite, “Impiedade, homicídio e roubos: o uso retórico no Contra Andrócion de Demóstenes.” II Encontro DYNAMIS. 2019.

Priscilla Gontijo Leite, “O uso do argumento da asébeia no Contra Andrócion de Demóstenes.” ornadas Internacionales de Investigación - Irreligiosidad en la Literatura Griega: Épocas Arcaica y Clásica". 2019.

Priscilla Gontijo Leite, “Formas de governo e ensino de História Antiga: debate sobre o vocabulário político na sala de aula.” República e Democracia - Conceitos Antigos Crises Modernas - 38 Semana de de Estudos Clássicos da UFRJ, 2019.

Priscilla Gontijo Leite, “O uso retórico dos testamentos em Iseu: a sucessão do oikos e o cuidado com a família.” 30º Simpósio Nacional de História, 2019.

Teresa Nunes, “Um problema de Isegoria. Crise nas democracias contemporâneas”. Workshop Crises (staseis) e mudanças (metabolai): a democracia ateniense na contemporaneidade. Universidade de São Paulo, 7 de novembro de 2019.