A – Ofertas do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra às escolas cooperantes

1. Palestras dirigidas a toda a comunidade escolar, em especial aos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico (a calendarizar, tendo em conta o interesse da escola e a disponibilidade dos palestrantes)

“Os Gregos e a busca da beleza: 1 – A Arquitetura” – Prof. Doutor J. Ribeiro Ferreira (Duração: cerca de 1 hora)

“Os Gregos e a busca da beleza: 2 – A Escultura” – Prof. Doutor J. Ribeiro Ferreira (Duração: cerca de 1 hora)

“Os Gregos e a busca da beleza: 3 – A Pintura” – Prof. Doutor J. Ribeiro Ferreira (Duração: cerca de 1 hora)

“Sabes que todos os dias falas grego?” – Prof. Doutora M. Fátima Silva (Duração: cerca de 1 hora, entre exposição e debate)

  • Sinopse: procura-se explorar um conjunto de campos semânticos do quotidiano dos jovens.
  • Público-alvo: alunos dos diversos níveis dos ensinos básico e secundário, desde o 5º ano ao 12º ano

“A ciência não começou hoje...” – Prof. Doutora M. Fátima Silva (Duração: cerca de 1 hora, entre exposição e debate)

  • Sinopse: trata-se de abordar, em linhas gerais, o desenvolvimento da biologia no Liceu, através do trabalho de Aristóteles e Teofrasto sobre a zoologia e a botânica: recolha de informação, metodologia, teoria e prática, fixação de um vocabulário científico.
  • Público-alvo: alunos dos diversos níveis dos ensinos básico e secundário, desde o 5º ano ao 12º ano

As Línguas Clássicas: património comum da cultura europeia” – Prof. Doutora Nair Castro Soares (Duração: cerca de 1 hora)

“Sabes que todos os dias falas latim?” – Prof. Doutora Nair Castro Soares (Duração: cerca de 1 hora)

“Metáforas com pernas e árvores com voz” – Prof. Doutora M. Céu Fialho (Duração: cerca de 1 hora)

“Amor é fogo que arde e sempre ardeu” – Prof. Doutora M. Céu Fialho (Duração: cerca de 1 hora)

“Origens do teatro (sobretudo tragédia e comédia gregas e latinas)” – Prof. Doutor Delfim Leão e Prof. Doutor José Luís Brandão (Duração: cerca de 1 hora)

  • Sinopse: breve resenha do teatro grego e latino - géneros, espaços de representação, principais autores e dramatização (feita por alunos) de pequenos textos durante a sessão.
  • Público-alvo: alunos do 9º ano ou do ensino secundário

“Quadros de mitologia na Eneida e n’ Os Lusíadas” – Prof. Doutor Delfim Leão e Prof. Doutor José Luís Brandão (Duração: cerca de 1 hora)

  • Sinopse: visão genérica da mitologia - principais deuses e suas características - e a sua função na Eneida de Virgílio, tendo em mente a aplicação aos Lusíadas. Pode servir como forma de introduzir o estudo da obra de Camões.
  • Público-alvo: alunos do 9º ano ou do ensino secundário

“Os jogos na Antiguidade clássica: brincar, aprender, competir e exibir” – Prof. Doutora Carmen Soares (Duração: cerca de 1 hora)

  • Sinopse: apresentação das atividades lúdicas domésticas e públicas nas culturas grega e romana.
  • Público-alvo: alunos do 9º ano e do ensino secundário (eventualmente, também para outros públicos)

“Alimentação e vida saudável na Antiguidade clássica” – Prof. Doutora Carmen Soares (Duração: cerca de 1 hora)

  • Sinopse: apresentação das práticas de vida saudável relacionadas com alimentação e prática de exercício físico na Antiguidade Clássica.
  • Público-alvo: alunos do 9º ano e do ensino secundário (eventualmente, também para outros públicos)

“O contributo das línguas clássicas para o bom domínio do português” – Prof. Doutor António Rebelo (Duração: entre 30 a 60 m [conforme desejável])

  • Sinopse: Em que é que o conhecimento das línguas clássicas contribui para o uso correto da língua portuguesa? Pretende-se responder a esta questão, desde a análise da ortoépia e fonética à semântica e uso com propriedade do vocabulário, passando pela sintaxe e morfologia.
  • Público-alvo: alunos do 9º ano ou do ensino secundário.

“A Europa fala latim e grego” – Prof. Doutor António Rebelo (Duração: entre 30 a 60 m [conforme desejável])

  • Sinopse: Pretende-se explorar a importância do latim e do grego nas mais relevantes línguas europeias e as diferenças entre elas, de acordo com os processos evolutivos específicos.
  • Público-alvo: alunos do 9º ano ou do ensino secundário.

“Deuses e heróis clássicos na língua portuguesa do quotidiano” – Prof. Doutora Susana Marques e Prof. Doutora Cláudia Cravo (Duração: cerca de 1 hora)

  • Sinopse: pretende-se desvendar aos alunos os sentidos ocultos de vocábulos do quotidiano relacionados com divindades e heróis greco-latinos, transportando-os para um outro mundo, que é afinal o embrião da sua cultura.
  • Público-alvo: alunos dos diversos níveis dos ensinos básico e secundário, desde o 5º ano ao 12º ano

“A Roma dos Césares: da ficção à realidade” – Prof. Doutor José Luís Brandão (Duração: cerca de 1 hora)

  • Sinopse: análise da tradição histórico-biográfica sobre os imperadores romanos (sobretudo os Júlio-Cláudios e os Flávios): a realidade e as notícias distorcidas que determinaram a imagem que nos chegou de certos imperadores (como Calígula ou Nero) e da elite romana em geral.
  • Público-alvo: alunos do ensino secundário (poderá no entanto ser adaptada ao 3º ciclo)

“Um refugiado chega à Europa. Eneias, um herói para o ocidente” – Prof. Doutora Carlota Miranda Urbano (Duração: cerca de 1 hora)

  • Sinopse: Era uma vez um refugiado de guerra que veio de Troia para Itália e lançou os alicerces do grande mundo romano que nós herdámos.
  • Público-alvo: 9º ano e ensino secundário

Latini sumus. O latim no nosso quotidiano” – Prof. Doutora Paula Barata Dias (Duração: 45 m - 90 m [com componente prática])

  • Sinopse: A língua dos Romanos, o Latim, está na base da língua que falamos, o Português. Mesmo não tendo estudado Latim, todos nós sabemos e usamos diariamente palavras, frases, expressões e provérbios que, do Latim, foram integrados na comunicação quotidiana. Nesta apresentação fazemos uma viagem no tempo, partindo do que todos conhecemos hoje para a sua origem na língua e na cultura latinas, afinal tão presente e acessível.
  • Público-alvo: 9º ano


“Desfazendo Babel: as línguas clássicas nas línguas europeias” – Prof. Doutora Paula Barata Dias (Duração: 45 m - 90 m [com componente prática])

  • Sinopse: A Europa apresenta uma diversidade linguística notável: tantos países, cada um com a sua língua, património que cada país defende como identitário numa Europa a mil vozes. Uma riqueza, um desafio, mas uma realidade que também traz dificuldades! Falar duas línguas para além da língua materna é o que se impõe como objetivo para a educação básica de cada europeu. Propomos, nesta apresentação, mostrar um caminho para vencer a resistência ao aprendizado fundamental das línguas estrangeiras: afinal, elas são irmãs, ou primas umas das outras. É possível, pela identificação das matrizes latinas ou gregas nelas presentes, estabelecer paralelos, laços de família que as aproximam, que desfazem o medo do desconhecido e nos revelam a paisagem linguística sedutora que nos identifica como europeus, também pela partilha das matrizes linguísticas comuns.
  • Público-alvo: alunos do 7º ao 9º ano

“Monstros e bicharocos. O clássico e o fantástico juvenil” – Prof. Doutora Paula Barata Dias (Duração: 45 m - 90 m)

  • Sinopse: Os mundos possíveis, o sobrenatural, o monstruoso e o fantástico povoam a imaginação e a criatividade humanas desde tempos remotos: histórias de entreter e assustar, mas também para refletir e educar. Os seres extraordinários povoam a literatura e as imagens porque prendem a atenção e estimulam a curiosidade, mas também porque convidam as pessoas a contemplarem os limites da sua humanidade, de que ela é feita e de que modo ela se relaciona com o mundo envolvente. Nesta apresentação procuramos mostrar a universalidade de alguns modelos do fantástico de sucesso, que hoje estão presentes na literatura, no cinema, nos jogos virtuais e na BD, que se apropriam de um universo criativo nascido no mundo antigo: seres híbridos, super-heróis, grandes vilões, de onde vêm?
  • Público-alvo: 2º e 3º ciclos (convém não misturar os dois ciclos na mesma sessão)

“As artes liberais em Roma” – Prof. Doutor Paulo Sérgio Ferreira (Duração: cerca de 1 hora)

  • Sinopse: Embora os conceitos de trívio (gramática, retórica e dialética) e quadrívio (aritmética, geometria, astronomia e música) sejam relativamente tardios e os Romanos tenham chegado a considerar a pintura e a escultura entre as artes liberais, a verdade é que as disciplinas que haveriam de constituir o trívio e o quadrívio já apareciam pontualmente agrupadas em autores anteriores e havia quem considerasse a filosofia a arte liberal por excelência, isto é, aquela que tornava o homem verdadeiramente livre.
  • Público-alvo: alunos do 7º ao 12º ano

“Os escravos em Roma” – Prof. Doutor Paulo Sérgio Ferreira (Duração: cerca de 1 hora)

  • Sinopse: Trata-se de uma reflexão sobre a origem da escravatura, sobre as fontes, a vida dura e os castigos dos escravos, sobre a alforria e a integração dos libertos na sociedade romana, sobre o vocabulário da escravatura que usamos sem saber que tem origem nessa realidade.
  • Público-alvo: alunos do 7º ao 12º ano

“Contributos para o projeto individual de leitura” – Prof. Doutora Fátima Ferreira

  • Sinopse: apresentação de sugestões de leitura baseadas em obras clássicas ou de inspiração clássica, de acordo com a faixa etária dos alunos. As sugestões apresentadas permitem o cruzamento com as obras contempladas no programa da disciplina de Português, mas procuram igualmente alargar o universo de leitura dos alunos. Pretende-se que os alunos contactem com autores e temas diversos, através de esquemas conceptuais, destaque de personagens ou espaços, proporcionando alguns momentos de leitura (excertos previamente selecionados).
  • Público-alvo: 2.ºciclo/3.º ciclo/ensino secundário (sessões separadas)

Nota: mediante entendimento pessoal do colega responsável pela sessão com a(s) Escola(s) que solicitar(em) a palestra, é possível que algumas dessas sessões sejam realizadas online.

2. Oferta da assinatura do Boletim de Estudos Clássicos à Biblioteca da Escola, bem como dos números anteriores disponíveis.

3. Oferta de publicações do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, de acordo com as necessidades e os interesses da Escola.

4. Acolhimento de uma visita de estudo de discentes da Escola por responsáveis da APEC e pela Secção de Estudos Clássicos na Semana Cultural da Universidade de Coimbra, num dia a definir com as turmas e com os professores interessados.

B – Paralelamente, os alunos das Escolas cooperantes são convidados a participar nas seguintes iniciativas já existentes

1. Atividades desenvolvidas pelo FESTEA - Festival Internacional de Teatro de Tema Clássico

representações de Teatro Clássico em locais arqueológicos e monumentais (e.g. Conímbriga, Museu Machado de Castro, Odrinhas, Braga, Penalva do Castelo).

Facebook FESTEA

2. Atividades desenvolvidas pelo grupo de teatro Thíasos da Faculdade de Letras

que apresenta peças de teatro greco-latino e dinamiza oficinas de Cultura Clássica de forma continuada.

Facebook Associação Cultural Thíasos

3. Ludi Conimbrigenses

na sequência de um projeto europeu iniciado em 2014, a acontecer previsivelmente em maio de 2024.

Facebook Ludi Conimbrigenses