/ Investigação / Laboratórios

Laboratório de Racionalidade e Ética Aplicada

O Laboratório de Racionalidade e Ética Aplicada é um projeto que funciona, desde maio de 2019, sob o acolhimento institucional do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O seu principal objetivo é o debate interdisciplinar de casos práticos ilustrativos de situações eticamente complexas, sobretudo na área da ética hospitalar. São dinamizadas pelo Laboratório diversas atividades abertas ao público em geral como palestras, colóquios e debates, a par do funcionamento de uma reunião mensal do Observatório, constituído por membros de diversas proveniências académicas (Filosofia, Estudos Clássicos, Direito, Medicina, Farmácia e Ciências da Saúde), com vista à discussão interdisciplinar de um caso prático na área da ética clínica. Resulta desta reunião a produção de um relatório conjunto pelos seus membros acerca dos problemas éticos, médicos e jurídicos patentes no caso discutido.

Após um horizonte inicial de implementação do Laboratório no eixo de Ética e Saúde, está previsto um alargamento da atividade do Laboratório à área da Ética Institucional, a partir de setembro de 2021.

Laboratório de Racionalidade e Ética Aplicada

Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos