/ Formação / Mestrado / Pessoas / Docentes

Margarida Miranda

Maria Margarida Lopes de Miranda

Professora Associada da FLUC na área de Estudos Clássicos.

Desenvolve actividade de investigação e ensino nas áreas do Latim, Cultura Clássica e Estudos Neolatinos, nomeadamente sobre o Humanismo Renascentista e o século XVI, o humanismo jesuíta e suas fontes escritas neolatinas.

É membro de diversas Associações Científicas e mantém uma actividade regular de participação em encontros científicos internacionais, com dezenas de comunicações proferidas (em Portugal, Brasil, Itália, Alemanha, Inglaterra, EUA, Japão). É co-coordenadora do Projecto inter-universitário de edição e tradução do Curso Aristotélico Jesuíta Conimbricense.

As áreas de conhecimento em que tem atuado neste domínio são as fontes neolatinas do Humanismo Renascentista, o humanismo Jesuítico e a sua produção cultural, literária, artístico-dramática e filosófica, a história da educação nos Colégios da Companhia de Jesus e suas fontes escritas. Dessa investigação resultou a publicação de dezenas de títulos entre artigos em revistas científicas, livros e capítulos de livros, de que se destaca a primeira tradução em Portugal da Ratio Studiorum da Companhia de Jesus (3ª edição).

Publicações selecionadas

António Rebelo e Margarida Miranda (Coord.), O Mundo Clássico e a Universalidade do seus Valores. IUC, 2020; Volume I | Volume II

Carlota Simões, Margarida Miranda e Pedro Casaleiro (Coords.) Visto de Coimbra. O Colégio de Jesus entre Portugal e o Mundo. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2020.

“O teatro de Anchieta e a reinvenção do Auto ibérico” in CASIMIRO, A.P.B.S; SILVEIRA, C.N.D; ALMEIDA, M.C.O; MEDEIROS, R.H.A. Educação e Religião: história e memória da pedagogia cristã no Brasil. Coleção: Educação, Memória e Religião. Volume 1. Curitiba-PR: CRV, 2020.

Miguel Venegas and the Earliest Jesuit Theatre: Choruses for Tragedies in Sixteenth-Century Europe (Leiden: Brill, 2019).

Ratio Studiorum da Companhia de Jesus (1599): Regime Escolar e Plano de Estudos. Edição bilingue e versão portuguesa de Margarida Miranda. Braga, Axioma, 2018.

“Teatro”, in Francisco Contente Domingues (Dir.), Dicionário da Expansão Portuguesa. 1415-1600. Volume II: de I a Z. Círculo de Leitores. (Lisboa 2016) pp.973-980.

Latineuropa. Latim e cultura neolatina no processo de construção da identidade europeia. (Coord. Nair Castro Soares, Margarida Miranda e Carlota M. Urbano), Coimbra, 2008, 380 pp.

Teatro nos Colégios dos Jesuítas. A Tragédia de Acab de Miguel Venegas S. I. e o início de um género dramático (séc. XVI). (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2006) 573 pp.