/ Formação / Formação ao longo da vida / Património Alimentar & Desenvolvimento do Território

Património Alimentar Português: Produção, Inovação e Consumo

Lecionação: 07.11.2022 a 10.12.2022

Área Científica: Agricultura, Silvicultura e Pescas

FORMADORA RESPONSÁVEL

Ondina Afonso • MC SONAE

OUTROS FORMADORES

Carmo Martins • Secretária-Geral, Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional

Rui Sousa • Coordenador do Pólo de Alcobaça do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade

Modo de ensino: b-learning

Língua de ensino: Português

Objetivos da unidade curricular e competências a desenvolver pelo estudante

Identificar os bens, produtos, processos do património alimentar em Portugal, com especial enfase na Região de Alcobaça

Compreender a evolução da produção agroalimentar em Portugal, as regiões mais importantes os principais produtos

Localizar os produtos agroalimentares e as respetivas áreas de produção em Portugal e compreender a evolução da respetiva produção e a sua importância em termos histórico, social, económico e cultural.

Reconhecer a importância do binómio tradição e inovação e o seu impacto no património agroalimentar português.

Conhecer, o consumo e respetiva evolução de produtos agroalimentares pelos consumidores portugueses, os diferentes perfis e a sua evolução.

Competências práticas:

Compreender, através do estudo de caso, a importância de produtos agroalimentares e o respetivo impacto para a Região onde são produzidos, a nível económico, social e cultural.

Conteúdos programáticos

1. Património agroalimentar português: conceito e realidade

2. A produção agroalimentar em Portugal

3. Tradição e inovação

4. O consumo agroalimentar em Portugal: passado, presente e futuro

5. Estudos de caso

6. Visitas de campo

Metodologias de ensino e avaliação

Ensino:

Método Teórico-prático

Sessões expositivas, seguidas de questionamento e diálogo com os formandos

Recurso à experiência prática dos formandos no terreno

Integração das experiências aportadas nos conteúdos teóricos e subsequente reformulação

Realização de sínteses

Ilustração com recurso a documentos literários e imagéticos

Visionamento de vídeos performativos relativos a festividades

Visita de Estudo – observação e contacto com manifestações patrimoniais relevantes para a cultura alimentar.

Mini-testes 30%

Relatório de visita de estudo 30%

Projeto de aplicação dos conteúdos adquiridos 40%

Bibliografia principal

Recenseamento Agrícola - Análise dos principais resultados – 2019, Instituto Nacional de Estatística. Edição de 2021.

Future of food: How technology and global trends are transforming the food industry - 2019 Deloitte.

Top 5 European food trends in 2022 – EIT FOOD

Os 10 princípios da Dieta Mediterrânica em Portugal – DGS, Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável

Produtos Tradicionais Portugueses volumes I / II/ III, DGDR - Direção Geral Desenvolvimento Rural, 2001.

GUIA DE ROTULAGEM, Denominação de origem protegida (DOP), Indicação geográfica protegida (IGP), Especialidade tradicional garantida (ETG), DGADR, 2018.

Natividade, M. Vieira (1960), Mosteiro e Coutos de Alcobaça, Alcobaça.

Martinelli Júnior, Orlando (1999), A Globalização e a Indústria Alimentar: um Estudo a partir das grandes empresas. Editora Oficina Universitária.

Budel, L., Faria, Sheila de O. (2021), Cenários de inovação no mercado da gastronomia e nutrição. Editora Senac, São Paulo.