Património Alimentar Português: Empreendedorismo e Marketing
Lecionação: 22.02.2023 a 25.03.2023
Área Científica: Ciências Empresariais
FORMADORES RESPONSÁVEIS
Carmen Soares • Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, CECH
Jorge Figueira • Universidade de Coimbra
OUTROS FORMADORES
Jorge Pimenta • Instituto Pedro Nunes
Modo de ensino: b-learning
Língua de ensino: Português
Objetivos da unidade curricular e competências a desenvolver pelo estudante
Estimular capacidades empreendedoras e criativas para a resolução sustentável de problemas baseadas em necessidades de mercado;
Desenvolver competências de deteção e validação de oportunidades de negócio/ projetos;
Dotar os formandos com ferramentas, concetuais, políticas e operativas, de apoio à criação e gestão de negócio(s) e/ou projeto(s).
Preparar os formandos para a constituição e comunicação de propostas de valor e conceitos des de negócio.
Conteúdos programáticos
1. Empreendedorismo e perfil empreendedor
1.1 Do laboratório para o mercado ou do mercado para o laboratório?
2. Das necessidades às oportunidades
2.1 Dos problemas às necessidades
2.2 Filtrar necessidades
3. Ideação e conceito
3.1Creatividade e Creative Problem Solving
3.2 Prototipagem e MVPs
4. Proposta de valor e estratégia de negócio
5. Análise financeira e financiamento
6. Marketing e comunicação
7. Final Pitch
Metodologias de ensino e avaliação
As sessões terão um caráter teórico-prático, apelando à participação ativa dos estudantes, fomentando a análise crítica e de pesquisa para as várias temáticas e módulos abordados.
A avaliação realizar-se-á de forma ponderada através de trabalhos individuais e/ou de grupo ( 60%) e de um trabalho escrito e apresentação final ( 40%)
Bibliografia principal
Bono, E. (2005). O pensamento lateral. Um manual de criatividade. Pergaminho.
Drucker, P. (1985). Inovação e Gestão. Editorial Presença.
Ferreira, Manuel Portugal; Santos, João Carvalho; Serra, Fernando Ferreira, Ser Empreendedor: Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa, Lisboa, Portugal, Edições Sílabo, 2010.
Lendrevie, J.; Lindon, D.; Rodrigues, V., Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing, Publicações Dom Quixote, 2004.
Lisboa, João Veríssimo; Gomes, Carlos F.. Gestão de operações. 2ª ed. Porto: Vida Económica, 2008.
McCraw, T. K.(2007). Prophet of Innovation. Joseph Schumpeter and Creative Destruction. Harvard University Press.
Osterwald, A. & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation. A handbook for visionaries, game changers, and chalengers. Wiley.
Saraiva, P.M. (2011). Empreendedorismo. Coimbra: IUC.
Sarkar, S., Empreendedorismo e Inovação, Lisboa, Portugal: Escolar Editora, 2007.
Shane, Scott, The foundations of entrepreneurship, Cheltenham: Edward Elgar, 2002.