/ Formação / Formação ao longo da vida / Património Alimentar & Desenvolvimento do Território

Património Alimentar Português: Empreendedorismo e Marketing

Lecionação: 22.02.2023 a 25.03.2023

Área Científica: Ciências Empresariais

FORMADORES RESPONSÁVEIS

Carmen Soares • Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, CECH

Jorge Figueira • Universidade de Coimbra

OUTROS FORMADORES

Jorge Pimenta • Instituto Pedro Nunes

Modo de ensino: b-learning

Língua de ensino: Português

Objetivos da unidade curricular e competências a desenvolver pelo estudante

Estimular capacidades empreendedoras e criativas para a resolução sustentável de problemas baseadas em necessidades de mercado;

Desenvolver competências de deteção e validação de oportunidades de negócio/ projetos;

Dotar os formandos com ferramentas, concetuais, políticas e operativas, de apoio à criação e gestão de negócio(s) e/ou projeto(s).

Preparar os formandos para a constituição e comunicação de propostas de valor e conceitos des de negócio.

Conteúdos programáticos

1. Empreendedorismo e perfil empreendedor
1.1 Do laboratório para o mercado ou do mercado para o laboratório?

2. Das necessidades às oportunidades
2.1 Dos problemas às necessidades
2.2 Filtrar necessidades

3. Ideação e conceito
3.1Creatividade e Creative Problem Solving
3.2 Prototipagem e MVPs

4. Proposta de valor e estratégia de negócio

5. Análise financeira e financiamento

6. Marketing e comunicação

7. Final Pitch

Metodologias de ensino e avaliação

As sessões terão um caráter teórico-prático, apelando à participação ativa dos estudantes, fomentando a análise crítica e de pesquisa para as várias temáticas e módulos abordados.

A avaliação realizar-se-á de forma ponderada através de trabalhos individuais e/ou de grupo ( 60%) e de um trabalho escrito e apresentação final ( 40%)

Bibliografia principal

Bono, E. (2005). O pensamento lateral. Um manual de criatividade. Pergaminho.

Drucker, P. (1985). Inovação e Gestão. Editorial Presença.

Ferreira, Manuel Portugal; Santos, João Carvalho; Serra, Fernando Ferreira, Ser Empreendedor: Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa, Lisboa, Portugal, Edições Sílabo, 2010.

Lendrevie, J.; Lindon, D.; Rodrigues, V., Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing, Publicações Dom Quixote, 2004.

Lisboa, João Veríssimo; Gomes, Carlos F.. Gestão de operações. 2ª ed. Porto: Vida Económica, 2008.

McCraw, T. K.(2007). Prophet of Innovation. Joseph Schumpeter and Creative Destruction. Harvard University Press.

Osterwald, A. & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation. A handbook for visionaries, game changers, and chalengers. Wiley.

Saraiva, P.M. (2011). Empreendedorismo. Coimbra: IUC.

Sarkar, S., Empreendedorismo e Inovação, Lisboa, Portugal: Escolar Editora, 2007.

Shane, Scott, The foundations of entrepreneurship, Cheltenham: Edward Elgar, 2002.