/ Formação / Formação ao longo da vida / Património Alimentar & Desenvolvimento do Território

Estilos de Vida e Património Alimentar Português

Lecionação: 11.04.2023 a 13.05.2023

Área Científica: Saúde

FORMADORA RESPONSÁVEL

Marina Montezuma Carvalho Mendes Vaquinhas • Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

OUTROS FORMADORES

Ana Carvalhas • Administração Regional de Saúde do Centro
Arménio Guardado Cruz • Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Edite Teixeira-Lemos • Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viseu
Cláudia Chaves • Escola de Saúde de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu
Carmen Soares • Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, CECH

Modo de ensino : b-learning

Língua de ensino: Português

Objetivos da unidade curricular e competências a desenvolver pelo estudante

1. Distinguir os conceitos de comportamento de saúde, comportamento de risco, estilo de vida (estilo de vida saudável) e qualidade de vida.

2. Identificar as variáveis do estilo de vida, descrevendo o seu impacto na saúde.

3. Caracterizar diferentes tipos de dietas sustentáveis.

4. Identificar e caracterizar as diferentes ervas aromáticas e compreender a sua relação com a saúde.

5. Adquirir conhecimentos sobre o sal na nossa alimentação e sua relação com a saúde.

6. Conhecer a atividade tradicional de secagem do peixe.

7. Compreender a importância do sono para a saúde global.

8. Compreender a importância do bem-estar e sua relação com a saúde.

Conteúdos programáticos

1. Conceitos: comportamento de saúde, comportamento de risco, estilo de vida e qualidade de vida

2. Determinantes dos estados de saúde e de doença

3. Estilos de vida saudáveis versus prejudiciais e sua relação com a saúde

4. Dieta Mediterrânica: sua história - da Antiguidade ao presente

5. Dietas sustentáveis e saúde

6. O sal como património alimentar português

1. O sal na história
    2. O sal na conservação dos alimentos
    3. O sal na saúde
    4. Composição nutricional do sal português

7. A secagem do peixe

1. Enquadramento histórico
  2. Processo de secagem e espécies utilizadas
  3. O papel das mulheres
  4. Formas de confeção

8. Ervas aromáticas e saúde

9. Visitas de estudo: Salinas de Rio Maior e Museu do Peixe Seco na Nazaré

10. Atividade física como promotora de estilos de vida de qualidade

11. Sono e saúde

12. Bem-estar e estilos de vida saudáveis na população

Metodologias de ensino e avaliação

Ensino

A metodologia é diversificada e procura promover uma aprendizagem ativa e participada, usando-se o método expositivo e ativo (aprendizagem ativa) incluindo a exposição participativa, a reflexão, exercícios teórico-práticos e relatório síntese da visita de estudo.

Relatório síntese da Visita de Estudo – 20%

2 testes de avaliação de conhecimentos:

-1º teste 50%

-2º teste 30%

Bibliografia principal

Aldaya MM, Ibañez FC, Domínguez-Lacueva P, Murillo-Arbizu MT, Rubio-Varas M, Soret B, Beriain MJ. "Indicators and Recommendations for Assessing Sustainable Healthy Diets". Foods. 2021 May 2;10(5): 999.

Ferrão J. E M, Especiarias e Aromáticas – Do Campo à Cozinha, Publindústria, Edições Técnicas, Porto, 2017.

Pospisil, E. (2010). A dieta mediterrânica, uma alimentação saudável para viver mais e melhor (1ª ed.). Lisboa, Portugal: Plátano

Proença da Cunha A. Especiarias e Plantas Condimentares: origem, composição e utilizações. Fundação Calouste Gulbenkian, 2016.

Vaquinhas, M. (2005). "Promoção da atividade física em meio escolar". In A.Cruz, L. Oliveira, Saúde, Desporto e Enfermagem (pp. 117-128). Coimbra, Portugal: Formasau.

Vaquinhas, M., Simões, M., Carvalhas, A., Mendes, M.(2019). "Promoção do consumo de hortofrutícolas em crianças: Programa 5 ao dia Coimbra". In A. S. Jimenez Hernandez, et al. (Eds), La convencion sobre los derechos del nino a debate 30 anos después (pp. 763-779).