/ Formação / Formação ao longo da vida / Património Alimentar & Desenvolvimento do Território

Cultura e Património Alimentar Portugueses

Lecionação: 02.01.2023 a 04.02.2023

Área Científica: Humanidades

FORMADORA RESPONSÁVEL

Carmen Soares • Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, CECH

OUTROS FORMADORES

Maria José Araújo • Investigadora do CECH, Universidade de Coimbra
Maria Helena da Cruz Coelho • Investigadora do CHSC, Universidade de Coimbra
Ana Maria Proserpio • Investigadora do CECH, Universidade de Coimbra
João Pedro Gomes • Investigador do CECH, Universidade de Coimbra

Modo de ensino: b-learning

Língua de ensino: Português

Objetivos da unidade curricular e competências a desenvolver pelo estudante

Aprofundar o conhecimento e estudo sobre alimentação e gastronomia enquanto fatores determinantes da cultura e do património.

Compreender o conceito de Património Cultural Imaterial.

Compreender os conceitos “tradição” e “patrimonialização” aplicados à alimentação.

Distinguir as diferenças e interceções dos conceitos “alimentação”, “culinária”, “cozinha” e “gastronomia”.

Desenvolver competências técnicas na investigação e registo do património alimentar português.

Conhecer, identificar e dominar instrumentos operativos para a salvaguarda do património cultural imaterial, em particular do património alimentar.

Conteúdos programáticos

1. Conceitos operativos: cultura, tradição, património e patrimonialização, alimentação, culinária, cozinha e gastronomia

2. Construção da cozinha dos territórios em Portugal
2.1. Contributo dos livros de culinária: cozinhas locais, regionais e nacional
2.2. Contributo dos festivais e dos museus

3. Património Alimentar português: processos de salvaguarda e divulgação
3.1. Inventariação do Património Cultural Imaterial alimentar português
3.2. Estudos de caso do Património Alimentar português
3.2.1. O pão
3.2.2. O bacalhau
3.2.3. A doçaria
3.2.4. A castanha
3.3. Património Alimentar familiar

Metodologias de ensino e avaliação

As sessões terão um caráter teórico-prático, apelando à participação ativa dos estudantes, fomentando a análise crítica e de pesquisa para cada um dos temas do programa.

A avaliação realizar-se-á de forma ponderada através de trabalhos individuais e/ou de grupo ( 40%) e de um trabalho escrito e apresentação final ( 60%)

Bibliografia principal

Bessière, J. (2012), “Patrimoine alimentaire, patrimonialisation”, in Dictionnaire des cultures alimentaires, Paris, 978-985.

Cabral, C. B. (2011), Património Cultural Imaterial: Convenção da Unesco e seus Contextos. Lisboa.

Contreras, J. (2019), “La alimentación contemporánea entre la globalización y la patrimonialización”, Boletín de Antropología 34.58, 30-55.

Kit de recolha de PCI (2011), Instituto dos Museus e da Conservação [http://www.matrizpci.dgpc.pt/MatrizPCI.Web/AreaJovens/Kit]

Montanari, M. (2008), Comida como cultura. São Paulo 2008.

Notaker, H. (2012), Printed Cookbooks: Food History, Book History, and Literature, Food&History 10.2: 131-159.

Cruz Coelho, M. H.; Soares, C. (2018), “Um doce e nutritivo fruto: a castanha na história da alimentação e da gastronomia portuguesas”, in C. Soares, C. Gomes Ribeiro (eds.), Mesas Luso-brasileiras: Alimentação, Saúde & Cultura. vol. 2. Coimbra-Curitiba, 103-176.

Soares, C., Cruz Coelho, M. H. (2021), “Usos e virtudes do alimento primordial: o pão, mantimento e medicamento preventivo. Matriz clássica e fontes escritas portuguesas”, in C. Soares, A. J. Silveira, Laurioux, B. (eds.), Mesa dos Sentidos & Sentidos da Mesa – vol. I. Coimbra e Curitiba, 131-160.

Soares, C. (ed.) (2018), BiblioAlimentaria: Alimentação, Saúde e Sociabilidade à Mesa no acervo das Bibliotecas da Universidade de Coimbra. Coimbra.

Soares, C. (2014), “Pão e Vinho sobre a mesa: um “clássico” da alimentação Portuguesa”, in C. Soares, I. C. Macedo (eds.), Estudos sobre o Património Alimentar Luso-brasileiro. Coimbra, 17-50.