/ CLASTEA VII

Convocatória

Não há, nesta edição, como em qualquer uma das anteriores, um temário restritivo. A única limitação da nossa proposta é que se trate de Teatro, teórico ou prático, com raiz na tradição greco-latina.

Voltar à análise de velhos textos será sempre ir à procura de novidade na tradição. Pois se o corpus disponível é em boa parte o mesmo, a leitura que cada momento histórico faz dele é inédita. A época em que vivemos não nos tem poupado a guerras, instabilidade política, degradação da natureza e desigualdade econômica. Não há, em nenhuma destas experiências, novidade. Os contextos mudam, os agentes dos acontecimentos também, mas o que lhes subjaz – a própria questão da agência e das relações humanas – é perene. Por isso os Clássicos detêm sempre aquela caraterística que a todos nos rende: o quid humanum nunquam alienum.

Por outro lado, a partir dos textos antigos, muitos outros reinterpretaram, reescreveram, reformularam o repertório teatral legado pela Antiguidade. Tais retomadas merecem atenção permanente, pois elas também não se esgotam; estão em constante processo de renovação e exigem o nosso empenho hermenêutico. Neste momento, alguém estará a colocar um ponto final em mais alguma Antígona, Medeia, Penélope. Ou ainda, alguém estará a elaborar uma crítica ao uso que tem sido feito de um suposto ‘patrimônio clássico’ ligado à história dos países ditos Ocidentais – uma história marcada por barbáries não isentas de relações com os ‘Clássicos’. O CLASTEA dá espaço para todas as perspectivas acadêmicas a respeito do teatro, teórico ou prático, Greco-Latino ou de raiz greco-latina, de qualquer época histórica ou da contemporaneidade, a fim de promover um amplo debate a respeito de suas contribuições, de seus usos e abusos, de suas características e de suas várias versões e subversões.

É nesse sentido que nos dirigimos a todos os que se quiserem associar a mais esta etapa na já longa vida dos CLASTEA.

Enviem-nos as vossas propostas até

– título e um breve sumário de até 300 palavras –

31 de Março de 2024

(línguas do congresso: português, espanhol, francês, italiano, inglês).

Sugestões de temas:

1. Tragédia e comédia grega

2. Tragédia e comédia latina

3. Teatro afro-greco-latino

4. Recepção contemporânea do teatro greco-latino

5. Recepção histórica do teatro greco-latino

6. Crítica ao teatro clássico

As propostas devem ser enviadas para os seguintes endereços:

Luisa Buarque

luisabuarquedeholanda@gmail.com

Maria de Fátima Silva

fanp13@gmail.com

Susana Marques Pereira

smp@fl.uc.pt

Admar Costa

costaadmar@gmail.com

Felipe Gall

felipegall@outlook.com

Caso desejem propor leituras dramáticas, representações ou pequenas audições musicais que não necessitem de equipamentos, mandem-nos suas propostas.

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Comissão Científica

Aldo Pricco

(Univ. Rosario, Argentina)

Carlos Morais

(Univ. Aveiro, Portugal)

Rui Tavares de Faria

(Univ. Açores/ CECH, Portugal)

Andrés Pociña Pérez

(Univ. Granada, Espanha)

Maria Fernanda Brasete

(Univ. Aveiro, Portugal)

Rómulo Pianacci

(Univ. Mar del Plata, Argentina)

Aurora López

(Univ. Granada, Espanha)

Maria Teresa Amado Rodríguez

(Univ. Santiago de Compostela, Espanha)

Stéphanie Urdician

(Univ. Blaise Pascal, Clermont-Ferrand, França)