Não há, nesta edição, como em qualquer uma das anteriores, um temário restritivo. A única limitação da nossa proposta é que se trate de Teatro, teórico ou prático, com raiz na tradição greco-latina.
Voltar à análise de velhos textos será sempre ir à procura de novidade na tradição. Pois se o corpus disponível é em boa parte o mesmo, a leitura que cada momento histórico faz dele é inédita. A época em que vivemos não nos tem poupado a guerras, instabilidade política, degradação da natureza e desigualdade econômica. Não há, em nenhuma destas experiências, novidade. Os contextos mudam, os agentes dos acontecimentos também, mas o que lhes subjaz – a própria questão da agência e das relações humanas – é perene. Por isso os Clássicos detêm sempre aquela caraterística que a todos nos rende: o quid humanum nunquam alienum.
Por outro lado, a partir dos textos antigos, muitos outros reinterpretaram, reescreveram, reformularam o repertório teatral legado pela Antiguidade. Tais retomadas merecem atenção permanente, pois elas também não se esgotam; estão em constante processo de renovação e exigem o nosso empenho hermenêutico. Neste momento, alguém estará a colocar um ponto final em mais alguma Antígona, Medeia, Penélope. Ou ainda, alguém estará a elaborar uma crítica ao uso que tem sido feito de um suposto ‘patrimônio clássico’ ligado à história dos países ditos Ocidentais – uma história marcada por barbáries não isentas de relações com os ‘Clássicos’. O CLASTEA dá espaço para todas as perspectivas acadêmicas a respeito do teatro, teórico ou prático, Greco-Latino ou de raiz greco-latina, de qualquer época histórica ou da contemporaneidade, a fim de promover um amplo debate a respeito de suas contribuições, de seus usos e abusos, de suas características e de suas várias versões e subversões.
É nesse sentido que nos dirigimos a todos os que se quiserem associar a mais esta etapa na já longa vida dos CLASTEA.
Enviem-nos as vossas propostas até
– título e um breve sumário de até 300 palavras –
31 de Março de 2024
(línguas do congresso: português, espanhol, francês, italiano, inglês).
Sugestões de temas:
1. Tragédia e comédia grega
2. Tragédia e comédia latina
3. Teatro afro-greco-latino
4. Recepção contemporânea do teatro greco-latino
5. Recepção histórica do teatro greco-latino
6. Crítica ao teatro clássico
Luisa Buarque
luisabuarquedeholanda@gmail.com
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Maria de Fátima Silva
fanp13@gmail.com
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Susana Marques Pereira
smp@fl.uc.pt
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Admar Costa
costaadmar@gmail.com
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Felipe Gall
felipegall@outlook.com
Caso desejem propor leituras dramáticas, representações ou pequenas audições musicais que não necessitem de equipamentos, mandem-nos suas propostas.
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Comissão Científica
Aldo Pricco
(Univ. Rosario, Argentina)
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Carlos Morais
(Univ. Aveiro, Portugal)
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Rui Tavares de Faria
(Univ. Açores/ CECH, Portugal)
Andrés Pociña Pérez
(Univ. Granada, Espanha)
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Maria Fernanda Brasete
(Univ. Aveiro, Portugal)
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Rómulo Pianacci
(Univ. Mar del Plata, Argentina)
Aurora López
(Univ. Granada, Espanha)
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Maria Teresa Amado Rodríguez
(Univ. Santiago de Compostela, Espanha)
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Stéphanie Urdician
(Univ. Blaise Pascal, Clermont-Ferrand, França)