6-8 novembro, 2024

--

[exclusivamente presencial]

~


Da iniciativa conjunta das Universidades de Coimbra, de Granada, de Mar del Plata e de Rosario, nasceu o CLASTEA, dedicado à reflexão e debate de temas de teatro clássico greco-latino e sua receção.


~

Na sua saudável rotina, o projeto CLASTEA (Teatro Clássico) irá concretizar, em 2024, o seu VII encontro, reunindo especialistas focados em temas de Teatro Greco-Latino e sua Receção.

A interdisciplinaridade tem sido uma regra nas realizações anteriores; por isso esperamos contar mais uma vez com a participação de colegas que a assegurem – de Estudos Clássicos, Estudos Literários em geral, Estudos Teatrais, Filosofia, História ... E porque se trata também de receção, a diversidade geográfica é igualmente um contributo inestimável.

Não há, nesta edição, como em qualquer uma das anteriores, um temário restritivo. A única limitação da nossa proposta é que se trate de Teatro, teórico ou prático, com raiz na tradição greco-latina.

Voltar à análise de velhos textos será sempre ir à procura de novidade na tradição. Pois se o corpus disponível é em boa parte o mesmo, a leitura que cada momento histórico faz dele é inédita. A época em que vivemos não nos tem poupado a guerras, instabilidade política, degradação da natureza e desigualdade econômica. Não há, em nenhuma destas experiências, novidade. Os contextos mudam, os agentes dos acontecimentos também, mas o que lhes subjaz – a própria questão da agência e das relações humanas – é perene. Por isso os Clássicos detêm sempre aquela caraterística que a todos nos rende: o quid humanum nunquam alienum.

Por outro lado, a partir dos textos antigos, muitos outros reinterpretaram, reescreveram, reformularam o repertório teatral legado pela Antiguidade. Tais retomadas merecem atenção permanente, pois elas também não se esgotam; estão em constante processo de renovação e exigem o nosso empenho hermenêutico. Neste momento, alguém estará a colocar um ponto final em mais alguma Antígona, Medeia, Penélope. Ou ainda, alguém estará a elaborar uma crítica ao uso que tem sido feito de um suposto ‘patrimônio clássico’ ligado à história dos países ditos Ocidentais – uma história marcada por barbáries não isentas de relações com os ‘Clássicos’. O CLASTEA dá espaço para todas as perspectivas acadêmicas a respeito do teatro, teórico ou prático, Greco-Latino ou de raiz greco-latina, de qualquer época histórica ou da contemporaneidade, a fim de promover um amplo debate a respeito de suas contribuições, de seus usos e abusos, de suas características e de suas várias versões e subversões.