/ Questionário de Proust

Luís Neves

Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para as áreas de Recursos Humanos, Financeiros e SASUC, responde a uma série de vinte questões, inspiradas no Questionário de Proust

1.
Qual é a sua ideia de felicidade plena?

Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro.

2.
Qual é o seu maior medo?

A história mostra que a humanidade se envolve regularmente em conflitos armados e atualmente existem arsenais nucleares capazes de destruírem várias vezes o nosso planeta.

3.
Que pessoa viva mais admira?

Assumindo que a pergunta se refere à obra realizada e não às qualidades pessoais, Elon Musk, pelo papel desempenhado em prol da mobilidade elétrica, das energias renováveis e da exploração do espaço.

4.
Qual a sua virtude preferida?

Honestidade.

5.
Que palavras ou frases usa excessivamente?

Dos anos 70 ficou-me indelevelmente apegado o famoso “pá”.

6.
O quê ou quem é o maior amor da sua vida?

A esposa e a filha, os meus sóis no universo em que nos movemos.

7.
Onde e quando foi mais feliz?

Em Coimbra, entre 1984 e 1991: ingressei na carreira académica, casei, nasceu a minha filha, vi o projeto europeu aprofundar-se, caiu a cortina de ferro, concluí o doutoramento, o país desenvolveu-se e as universidades internacionalizaram-se.

8.
Que talento mais gostaria de ter?

A capacidade de recordar de forma pronta momentos, informações, documentos, livros, etc., que passaram por mim ao longo do tempo e que teimam em se ocultar rapidamente nas brumas da memória.

9.
Qual considera ser a sua maior conquista?

Apreciei muito ter conseguido eliminar a minha pegada carbónica energética, através de um investimento em painéis fotovoltaicos que compensam integralmente os consumos da minha casa e viatura elétrica. Prova-se que a tecnologia permite conciliar sustentabilidade e qualidade de vida, não sendo estas mutuamente exclusivas.

10.
O que mais valoriza nos seus amigos?

A amizade perene e incondicional.

11.
Quais os seus poetas preferidos?

Aprecio fragmentos de poemas de diversos autores, contudo, não sendo o meu tipo de literatura preferida, não ouso destacar nomes (para registo sou mais adepto de ficção científica, detendo algumas centenas de volumes da saudosa coleção Argonauta, onde se inclui o n.º 1, editado em 1953, que herdei de meu pai).

12.
Quem é o seu herói ou heroína na ficção?

Na minha juventude os heróis tinham valores como a honra, integridade, mérito e inteligência, e não dispunham de superpoderes para resolverem os problemas sem terem de se esforçar por isso como acontece atualmente. Posso referir como exemplo Horatio Hornblower, que me proporcionou muitas e boas horas de leitura pela mão de C.S. Forester.

13.
E os seus heróis ou heroínas na vida real?

Impossível distinguir de entre tantas pessoas que procuraram transformar e melhorar o nosso mundo, bem como resistir ao mal, por vezes com risco da própria vida. Aproveito para homenagear aqui os heróis e heroínas anónimos cujas histórias nunca conheceremos.

14.
Com que figura histórica mais se identifica?

Arrisco referir o Infante D. Henrique, que personifica os valores da ciência, inovação e conhecimento ao serviço da sociedade.

15.
Qual a personagem histórica que mais despreza?

A galeria de horrores é infelizmente muito vasta, mas dou a palma, sem dificuldade, a Adolf Hitler.

16.
Qual a sua ocupação favorita?

Conduzir algumas centenas de quilómetros, aproveitando a viagem para dar liberdade ao pensamento, e passear à beira-mar nas ilhas da Ria Formosa, em contacto com a natureza.

17.
Qual o seu maior defeito?

Não conseguir recusar desafios para assumir cargos de responsabilidade.

18.
O que é que gostaria de ser?

Não consigo imaginar melhor alternativa a uma carreira de ensino e investigação, com o privilégio adicional de a ter realizado na Universidade de Coimbra.

19.
Qual é a sua característica mais assinalável?

A capacidade de gerar compromissos. Quando nos movemos em conjunto somos mais fortes!

20.
Qual o seu lema de vida?

Presentemente, e com muito gosto, partilho o lema Citius, Altius, Fortius – Communis.

Produção e Edição e Conteúdos: Milene Santos, DCOM

Edição de Imagem: Sara Baptista, NMAR

Grafismo: Francisco Elias, NMAR