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Episódio #11 - Núcleo de Integração e Aconselhamento

Assegurar a equidade e o sucesso académico de estudantes da Universidade de Coimbra

Desde 1989, a Universidade de Coimbra (UC) conta com serviços orientados para apoiar estudantes com necessidades especiais. Este apoio teve início com o Gabinete de Apoio Técnico-Pedagógico ao Estudante com Deficiência, criado no final da década de 80, e consolidou-se com a criação do Núcleo de Integração e Aconselhamento (NIA) dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC). Nesta estrutura da UC, as/os colaboradoras/es trabalham diariamente para apoiar estudantes com necessidades especiais e também para prestar apoio psicopedagógico a todas/os as/os estudantes. Desde a definição e acompanhamento de medidas para ajudar estudantes com determinadas patologias até à realização de sessões de apoio à integração em contexto académico, o NIA é uma peça fundamental na inclusão de qualquer estudante na Universidade de Coimbra. Estivemos nas instalações do serviço, no Polo I da UC, para conhecer os apoios que são prestados à comunidade estudantil da nossa Universidade visando garantir a igualdade no acesso e frequência do ensino superior.

De forma a expandir a rede de apoio transversal prestada a estudantes da Universidade de Coimbra, foi criado, em 2012, o Núcleo de Integração e Aconselhamento dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra. O NIA passou a agregar o “conjunto de conhecimentos, de experiências e de pessoas que já estavam integradas em outros gabinetes que existiam na Universidade, designadamente o Gabinete de Apoio Técnico-Pedagógico ao Estudante com Deficiência, que foi criado em 1989 e que estava integrado na Administração da UC, e também o Gabinete de Aconselhamento Psicopedagógico, que nasceu em 1999 e que estava na estrutura dos SASUC”, explica a chefe da Divisão de Acolhimento e Integração dos SASUC, Maria João Rodrigues.

A missão deste serviço “concretiza-se na disponibilização de apoios e de respostas sociais para garantir a igualdade de oportunidades no acesso, na frequência e no sucesso académico de estudantes do ensino superior”, adianta Maria João Rodrigues. Estes apoios são prestados para que qualquer estudante possa ter todas as condições de sucesso durante todo o seu percurso na Universidade, por vezes através de medidas individualizadas, dado que “a igualdade de oportunidades não significa que todas as pessoas tenham que ser tratadas da mesma forma, mas passa por reconhecer as diferenças de cada pessoa, perceber se elas constituem obstáculos para uma correta integração no ensino superior e encontrar respostas para se ultrapassar esses obstáculos e garantir a inclusão de todos os estudantes na Universidade de Coimbra”, acrescenta a responsável do Núcleo.

O apoio do Núcleo de Integração e Aconselhamento concretiza-se, ao nível da promoção da equidade e do sucesso académico, em duas valências: 1) através do apoio psicopedagógico aos/às estudantes da Universidade de Coimbra; 2) através do apoio a estudantes com necessidades especiais. Em cada uma destas valências, o apoio é prestado de acordo com as necessidades de cada estudante, que chegam até à equipa do NIA com diferentes dificuldades no sucesso e integração em contexto académico. Além destas duas valências, o NIA também assegura atividades de apoio à integração e de promoção do bem-estar junto de estudantes alojados em residências universitárias.

No âmbito da integração académica, o programa formativo UC Skills é um dos apoios fornecidos a estudantes da comunidade UC. Com foco na prevenção do insucesso escolar, neste programa, com quatro sessões de formação, são “trabalhadas várias ferramentas que são essenciais para o sucesso escolar dos nossos estudantes, como gestão de tempo, métodos de estudo, apresentação de trabalhos orais e gestão de stress e ansiedade”, explica a psicóloga da Divisão de Acolhimento e Integração dos SASUC, Margarida Rodrigues. Com a pandemia, este apoio antes prestado presencialmente passou também a ser fornecido online, método que teve bons resultados e que será também para manter, de forma a alcançar cada vez mais estudantes. O programa UC Skills é dinamizado em cada semestre letivo, sendo ainda asseguradas respostas a pedidos de formação “à medida” requeridos pelos Núcleos de Estudantes da Associação Académica de Coimbra ou associações de estudantes da UC. Num plano mais individualizado, é disponibilizado aos/às estudantes um programa de coaching académico, “que visa implementar ferramentas psicopedagógicas a estudantes que estejam em situação de insucesso escolar ou em risco de abandono escolar”, partilha Margarida Rodrigues.

É considerado que a/o estudante está em situação de insucesso escolar quando, no último ano letivo de inscrição, consegue aprovação a menos de 36 ECTS, critério que é também aplicado como condição de elegibilidade para acesso a apoios diretos (como as Bolsas de Estudo e o Fundo de Apoio Social) e a alguns apoios indiretos (como o PASEP - Programa de Apoio Social a Estudantes através de Atividades de Tempo Parcial e o Alojamento) da Ação Social da Universidade de Coimbra. No entanto, outras realidades são também consideradas, como casos em que alunas/os estejam desmotivadas/os com o percurso académico ou que não gostem do curso. Nestas situações, o coaching “baseia-se muito também no encaminhamento, nomeadamente para os serviços de reorientação escolar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC, para o Instituto Justiça e Paz, que tem programas de explicações, ou para os Serviços de Saúde dos SASUC, dado que as consultas de psicologia clínica também podem ajudar bastante”, acrescenta a psicóloga. O programa de apoio individual foi muito pensado para estudantes das residências universitárias, por “serem estudantes que auferem de apoios sociais e que, por isso, têm uma vulnerabilidade e um fator de risco superior para terem situações de insucesso escolar”, destaca Margarida Rodrigues. Apesar de ser muito direcionado para estudantes que beneficiam de apoios sociais, como medida preventiva da exclusão do acesso a apoios por falta de aproveitamento escolar, o acompanhamento psicopedagógico do NIA é aberto a qualquer estudante da comunidade UC.

A outra grande área de atuação do Núcleo de Integração e Aconselhamento centra-se no apoio e no acompanhamento de estudantes com necessidades especiais. A intervenção técnica e especializada passa pelo acompanhamento personalizado de estudantes de qualquer curso e ciclo de estudos da Universidade, com diferentes patologias, como “algum tipo de deficiência visual, deficiência orgânica, deficiência motora, autismo, dislexia ou doenças do foro oncológico”, explica a técnica superior da Divisão de Acolhimento e Integração dos SASUC, Patrícia Araújo.

O acompanhamento de estudantes no reconhecimento do Estatuto de Estudante com Necessidades Especiais, previsto no Regulamento Académico da UC, tem início com uma entrevista solicitada pela/o estudante, em que “é feita uma validação do estatuto, tendo em conta a sua situação clínica, para perceber quais as dificuldades que o estudante poderá ter ou que já tem, porque muitas vezes já chegam sinalizados das escolas secundárias”, adianta Patrícia Araújo. A partir deste primeiro contacto, “conjuntamente com o estudante, vamos avaliar e ver quais são as medidas mais indicadas para que ele possa prosseguir os seus estudos com equidade e com menos dificuldades”, acrescenta Patrícia Araújo. A definição das medidas é feita com base no atestado médico e em proximidade com as/os profissionais de saúde que acompanham as/os estudantes, para que se encontrem as medidas mais adequadas à realidade de cada um/a.

Depois disso, “o estatuto é validado e o aluno fica com o estatuto que lhe confere uma série de oportunidades”, explica a técnica superior. Dentro destas oportunidades inserem-se medidas como “mais tempo para a realização de exames; não serem contabilizados os erros próprios da dislexia; estacionamento gratuito para estudantes com determinadas patologias; gravar as aulas para efeitos de estudo; existir uma pessoa de referência dentro da faculdade, nos casos de autismo”, refere Patrícia Araújo. O trabalho em conjunto com as faculdades, em particular com conselhos pedagógicos e com docentes, é também uma peça essencial na integração de estudantes com patologias como as anteriormente referidas, porque é esta proximidade que permite “perceber quais são as dificuldades que os docentes têm na aplicação das medidas que foram definidas”, refere a técnica superior do Núcleo de Integração e Aconselhamento.

Desde o primeiro semestre do ano letivo 2021/2022, são acompanhadas/os pelo NIA 152 estudantes com Estatuto de Estudante com Necessidades Especiais, número que pode crescer com o arranque do segundo semestre, pois o estatuto pode ser validado em ambos os semestres, sendo as medidas que dele resultam definidas semestralmente, porque “mudam as unidades curriculares e os docentes e é necessário perceber se as medidas foram eficazes”, acrescenta Patrícia Araújo.

Para dar forma ao apoio às/aos estudantes, o Centro de Produção de Materiais Técnico-Pedagógicos desenvolve materiais didáticos em formato alternativo para apoiar alunas/os com problemas visuais. A técnica superior da Divisão de Acolhimento e Integração dos SASUC, Rosário Gomes, explica que são produzidos materiais em quatro formatos: 1) braille, em papel para ser manuseado pela/o estudante; 2) digital, que é o mais produzido e que passa por converter um livro em material digital para ser escutado à medida da necessidade do/a leitor/a; 3) ampliado, para alunas/os com baixa visão ou a chegar à cegueira, com ampliação de obras para o tamanho mais adequado à/ao estudante; 4) relevo, para complementar o estudo, nomeadamente em disciplinas como geografia, estatística ou artes, com relevos que auxiliam muito a compreensão e construção mental dos objetos.

Os materiais desenvolvidos pelo Centro de Produção de Materiais Técnico-Pedagógicos do NIA são pensados depois de um contacto inicial com a/o estudante, no qual este explica como estuda. E é a partir desta informação que se inicia o processo de preparação dos materiais de estudo e também de avaliação, como os testes. O contacto com docentes é também fundamental neste processo e serve não apenas para fornecer os materiais para a correta integração da/o estudante, mas também para promover “a conjugação de normovisuais em sala de aula com alunos com deficiência visual” ou “apoiar projetos que estejam a desenvolver relacionados com a deficiência visual”, adianta Rosário Gomes.

Com o desígnio de garantir a equidade durante o percurso académico a qualquer estudante da Universidade de Coimbra, o Núcleo de Integração e Aconselhamento continua sempre em busca de novas formas de promover e assegurar todos os direitos das/os estudantes, independentemente da sua situação financeira, do seu contexto social ou das suas patologias. E este caminho de integração e acompanhamento constrói-se com base num contacto regular com estudantes, docentes e até mesmo com outras instituições de ensino, para que a rede de apoio seja cada vez mais alargada, para que ninguém fique de fora.

Assista ao vídeo sobre o Núcleo de Integração e Aconselhamento:

Alguns dados sobre o Núcleo de Integração e Aconselhamento


Apoios prestados a estudantes: apoio a estudantes com necessidades especiais, apoio psicopedagógico, consulta de psicologia, produção de materiais para estudantes com deficiência visual.


Requerimento do Estatuto de Estudante com Necessidades Educativas Especiais: primeiro e segundo semestres de cada ano letivo.


Contactos: 239 101 282 | 239 240 848 | gabadmin@sas.uc.pt


Website: https://www.uc.pt/sasuc/apoios/acolhimento-e-integracao/


Instalações: Rua Oliveira Matos, nº 27, 3000-305 Coimbra | Colégio S. Jerónimo, Largo D. Dinis, r/chão, 3001-401 Coimbra

Produção e Edição de Conteúdos: Catarina Ribeiro, DCOM e Inês Coelho, DCOM

Imagem e Edição de Vídeo: Marta Costa, DCOM

Edição de Imagem: Sara Baptista, NMAR

Publicado a 16.02.2022