/ O que vivi na UC

"O que vivi na UC" com Virgínia Fonseca

Neste episódio, partilhamos o testemunho de Virgínia Fonseca, secretária da Provedoria do Estudante da Universidade de Coimbra.

«A Universidade de Coimbra faz parte da minha vida desde muito cedo. É, pois, um desafio difícil destacar um momento especial, porque, na verdade, são muitos os momentos especiais que tenho vivido na UC.

Quando ainda criança vinha com os meus pais para a UC, estava longe o pensamento que um dia esta seria a minha segunda casa. Aqui casei, na Capela de São Miguel, um dia muito especial para mim; aqui fiz a minha Licenciatura, na Faculdade de Letras, um dia muito especial para mim; e aqui comecei a trabalhar, na Administração da UC, um dia muito importante para mim. Entrei no Palácio dos Grilos/Colégio de Santa Rita, pela primeira vez, tinha 20 anos, tímida, calada e nervosa a aguardar que me viessem buscar para me apresentar no local onde iria desempenhar as funções que me fossem entregues. Comecei pelo Arquivo, depois passei pela Secção de Vencimento, pela Secção de Concursos e pelo Centro de Atendimento dos Recursos Humanos. Tudo corria bem e, um dia, aquele dia, depois de receber um telefonema, ficou marcado pelo momento que mais marcou o meu percurso na Universidade de Coimbra.

O telefone toca e pediram-me para ir ao gabinete da Administradora da Universidade de Coimbra. Fiquei em pânico... Que teria feito? Naquele momento passou muita coisa pela minha cabeça, mas poucas ou nenhumas respostas. Entrei, e depois dos cumprimentos, sentei-me e ouvi: “gostava muito que viesse trabalhar comigo”. Sem conseguir processar naquele momento o que estava a acontecer, a voz saía atropelada pelo nervosismo: “creio ser a situação de maior privilégio receber um convite destes”, disse. Foi um processo de grandes mudanças e transformações positivas na minha vida. O peso da responsabilidade era enorme, mas estabelecemos uma conexão, e o que ficou foi respeito. Deu-me um sentido de missão, deu-me conhecimento, a oportunidade de evoluir. Fui abençoada com esta oportunidade de tocar tanta gente e contribuir para o sucesso da UC. Orgulho-me do trabalho que fiz e continuo a fazer, ser secretária é um trabalho de grande entrega e responsabilidade, o conhecimento está cá e continuo a aprender com todas as pessoas com quem tenho trabalhado e isso é um privilégio. Aqui cresci pessoal e profissionalmente.»

Publicado a 19.10.2023