/ O que vivi na UC

"O que vivi na UC" com Ana Cristina Tavares

Neste episódio, partilhamos o testemunho de Ana Cristina Tavares, Conservadora do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

«Uma vida inteira, intensa, rica e enriquecida, dedicada, esforçada; nem sempre bem tratada, permaneci de alma entregue, mente ativa e coração pleno. E com a consciência de missão cumprida e de muitos produtos, alguns inovadores, premiados pelos pares, e das marcas deixadas na instituição e nas pessoas! É o que mais guardo!

Além do dia do meu doutoramento na UC, o momento que mais marcou o meu percurso na Universidade de Coimbra foi sem dúvida receber no Jardim Botânico o 4.º Meeting do Projeto Educativo Europeu “Inquire - inquiry-based teacher training for a sustainable future” (FP7-Science-in-society,2011/2013). Fruto do Curso Internacional de Educação em Jardins Botânicos que por minha iniciativa fiz em Kew Gardens, fui convidada para investigadora responsável no Jardim Botânico da FCTUC pelo consórcio de 17 parceiros pertencentes a 14 países. E acolher em Coimbra e organizar com sucesso e “palmas” o 4.º de apenas cinco principais encontros entre os parceiros europeus, foi o reconhecimento do trabalho desenvolvido no Projeto, e, a par, da minha carreira.

Por ser uma temática ambiciosa e moderna, exigia capacitar Ciência e Sociedade com atividades com Jovens para apoiar a educação formal e informal nas escolas, o que continuo a desenvolver na maior parte do meu percurso na UC, e no Jardim publiquei para referência e replicação (http://www.eumed.net/libros-gratis/2015/1442/index.htm). Foi um processo efetivo e em grande escala na Europa, progrediu na UC, e coordenei ações de formação para Professores e Educadores sobre métodos no ensino das ciências baseado em pesquisa e desafios.

A oportunidade de evoluir creio ser a situação de maior privilégio na UC. Mas nada se compara aos momentos em que temos a certeza que acrescentámos algo de positivo a quem connosco se cruza na Nossa UC. E são muitos!»

Publicado a 31.08.2023