/ Centro do Conhecimento

Tombo do Colégio do Santo Nome de Jesus de Bragança

A folha de rosto deste tombo de medição e demarcação de bens do Colégio de Bragança, da Companhia de Jesus, dá conta de ele ter sido feito pelo Licenciado André de Morais Sarmento, como juiz do tombo, a pedido do Reitor do Colégio. O dito tombo acabaria de ser terminado pelo Provedor da Comarca de Miranda, devido à inesperada ausência do primeiro juiz do tombo.

A existência deste volume, relativo a propriedades em Bragança e seus termos, entre o acervo do AUC, ficou a dever-se à doação régia feita à Universidade de Coimbra, de todos os bens de colégios da Companhia de Jesus, após a sua extinção em 1759. A anexação desses bens, só teve lugar após a reforma pombalina, tendo sido doados à Universidade de Coimbra, por Provisão Régia de 4 de Julho de 1774.
Ficaram registados neste volume todos os nomes dos rendeiros e foreiros do Colégio, assim como as propriedades anexadas a igrejas do Padroado do Colégio, de que são exemplos São Julião de Paçó e São João do Parâmio, com bens situados nesses locais e em Vilar de Ossos, Quintela, Castelãos, Vale Benfeito, etc.

Volume integrado em PT/AUC/MC/CSNJB – Colégio do Santo Nome de Jesus de Bragança (F); Tombos de demarcação (SR).

[Veja aqui a imagem com maior resolução]