/ Centro do Conhecimento

Livro de Receituário do Hospital Real de Coimbra

Temos presente a folha de rosto do «Livro de Cherurgia deste Hospital» de 1622. A redação do volume era feita pelo provedor ou pelo médico do Hospital, podendo encontrar-se grafias diferentes. A grafia da palavra cirurgia apresenta diversas formas: Cherurgia, Cerurgia, Chirurgia.

Trata-se do livro de receituário do Hospital Real de Coimbra, para os «doentes de cirurgia», sendo este um dos volumes que integra, juntamente com os livros de receituário dos «doentes de medicina», uma extensa série documental de 238 volumes que abarca os anos de 1610 a 1772.

Esta valiosa documentação sobreviveu e pode hoje ser consultada no AUC, estando a descrição documental do acervo do Hospital Real de Coimbra em: O Hospital Real de Coimbra: acervo documental de uma instituição assistencial (1504-1772) | Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra (uc.pt).

Os motivos vegetalistas e de animais que decoram a folha de rosto podem ser uma alegoria, aos produtos utilizados para a elaboração das receitas. Assim, encontram-se registados, no interior deste volume, como de tantos outros que existem: óleo de macela, água de borragem, infusões de rosas, mas também óleo de minhocas, caldo de galinha, pós de lixo de lagarto, manteiga crua, etc.

[Veja aqui a imagem com maior resolução]