/ Centro do Conhecimento

Planta do pinhal da Universidade, na costa do Cabedelo (Figueira da Foz)

Este desenho a tinta negra, com aguada, assinado por Macomboa, revela uma planta do pinhal da Universidade, localizado na costa do Cabedelo (Figueira da Foz). Este arquiteto das obras da Universidade, Manuel Alves Macomboa, dedicou-se também a fazer levantamento de terrenos que estavam na posse da instituição.
A numeração aposta no desenho, de N. 1 a N. 3, diz respeito às manchas de terreno onde se localizava o pinhal mais velho (N. 1) o que fora semeado há 60 anos (N. 2) e o que fora semeado há 25 anos (N. 3).
Apenas a indicação do sítio onde se propunha fazer a próxima sementeira, em janeiro de 1783, nos permite obter uma datação desta planta.
A Universidade possuiu outros pinhais, de onde se cortava a madeira necessária para obras nos edifícios universitários. Refira-se, concretamente, o antigo Pinhal do Urso que hoje constitui a Mata Nacional do Urso, na continuação do pinhal de Leiria. Esse pinhal pertenceu aos bens do Priorado-Mor do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, no Couto do Louriçal, que foram doados à Universidade por D. João III.


[Veja aqui a imagem com maior resolução]