/ Centro do Conhecimento

Livro Mestre dos Voluntários Académicos

Entre 1826 e 1827 foi feito um alistamento de Voluntários Académicos, cujos nomes ficaram registados no presente volume. Designado, vulgarmente, por Batalhão Académico de 1826, teve como finalidade a defesa dos ideais liberais, marcando o início da Guerra Civil que opôs as fações liberais e absolutistas. Composto por um Estado Maior e 6 Companhias, incluía estudantes do Colégio das Artes, de diversas Faculdades e também professores.

Considera-se que este é já o 3.º Batalhão a ser formado na Universidade, depois de inicialmente ter sido formado o 1.º Batalhão, em 1645. Este dirigiu-se ao Alentejo, para defesa fronteiriça, no rescaldo da Restauração da Independência, de 1640. O 2.º Batalhão foi formado na sequência das medidas de defesa do reino, devido às Invasões Francesas. Organizou-se em 1808, por ocasião da 1.ª invasão que marcou o início da Guerra Peninsular. A sua atividade foi essencial para a defesa de Coimbra, alistando-se nesse batalhão alunos e professores da Universidade.