/ Centro do Conhecimento

Folha de rosto do Livro de registo de dívidas à Imprensa da Universidade

Uma folha de rosto com decoração polícroma, representando as armas reais de Portugal, com a data de 3 de maio de 1773 e, no centro da cartela, que se abre na parte inferior de brasão, a palavra Imprença.

Esta folha terá sido anexada à encadernação que é uma simples brochura de papel, sendo a sua data muito anterior ao conteúdo registado no volume, o qual abrange o período cronológico de dez anos, entre 1782 e 1792.

As dívidas à Imprensa da Universidade, aqui registadas, dizem respeito a obras particulares ali impressas. Mas também inclui o registo de papel enviado à Imprensa, para ser usado nessas obras. Damos como exemplo, «a lembrança do papel que tem mandado do Doutor João António Bezerra de Lima para a obra do Senhor seu mano que he o doutor Manuel Gomes de Lima». No presente caso, deve tratar-se da impressão da sua obra Os estrangeiros no Lima que foi impressa, em 1785, na Real Officina da Universidade.

Inserido em PT/AUC/ELU/UC – Universidade de Coimbra (F); Imprensa da Universidade (SF), n.º inv. 296