/ Centro do Conhecimento

Lista dos recoveiros da Universidade

Apesar de não estar datada, esta lista impressa deve ser atribuível à segunda metade do séc. XVIII, uma vez que a marca de água que apresenta é a do papeleiro italiano Francesco Polleri, um dos fornecedores de papel para a Universidade. Os Irmãos Polleri tiveram representação, com casa comercial em Lisboa e, a partir daí, faziam a importação de papel de Génova. Sobreviveram bastantes testemunhos documentais deste procedimento, no acervo documental do Arquivo da Universidade. A lista inclui o nome dos recoveiros, os locais para onde faziam a recovagem, o tempo de entrega das encomendas (que ficou registado na margem do lado direito) e preços praticados (que ficaram registados na margem do lado esquerdo).

Tal como se refere no final do texto impresso, todos estes recoveiros fizeram um contrato com a Universidade, garantindo o transporte, para as terras mencionadas, de todas as mercadorias que lhes fossem entregues por professores, alunos e funcionários da instituição.

Inserido em PT/AUC/ELU/UC – Universidade de Coimbra (F); Documentos relativos a ofícios diversos (SR); Recoveiros.