/ Centro do Conhecimento

Lince-ibérico

O Lince-ibérico é uma espécie de felídeo de porte médio, endémico da Península Ibérica, ou seja, só ocorre naturalmente nesta região. A partir do século XX, a redução e fragmentação do habitat e a regressão da sua principal presa, o coelho-bravo, levaram ao declínio acentuado da população. O estatuto de conservação do Lince-ibérico, em Portugal, é considerado Criticamente em Perigo (CR) justificado pelo declínio da sua população em mais de 80% e pela redução da área e qualidade do seu habitat.

Para evitar a sua extinção, em 2009, foi criado em Portugal um Programa de Conservação Ex Situ do Lince Ibérico (CNRLI) http://areasprotegidas.icnf.pt/lince/ que visa a reprodução em cativeiro desta espécie e a possibilidade da reintrodução na natureza. Desde então já nasceram 136 crias e foram reintroduzidos 79 em meio natural, na Península Ibérica. No MCUC existem 6 exemplares de lince-ibérico do final do século XIX e vindos de Évora, Montemor-o-Novo, Penamacor e Serra da Estrela. Este exemplar, em particular, não possui qualquer informação de data nem da sua proveniência, sabendo-se apenas que é anterior a 1928, data da publicação do catálogo onde é referido.

1 Themido, A. A. (1928). Catalogue des Carnivores existants dans les Collections du Muséum Zoologique de Coimbra. Imprensa da Universidade. Coimbra. Mems. Estud. Mus. Zool. Univ. Coimbra, Série I, n.º 30, 25 págs.