/ Centro do Conhecimento

Esfera armilar com planetário

Modelo reduzido do Cosmo possui no seu interior um planetário com o Sol no centro (esfera em bronze), rodeado pelos planetas conhecidos na época (até Saturno), representados por esferas em marfim de tamanho variável. Os movimentos da Terra, Mercúrio e Vénus, em torno do Sol, são controlados em conjunto por quatro rodas dentadas, não existindo qualquer mecanismo exterior que permita colocar os planetas em movimento.

A esfera armilar apresenta os seguintes círculos: trópicos, equador, círculos ártico e antártico, eclíptica e dois meridianos, sendo um móvel para a rotação da esfera, encontrando-se o equador, a eclíptica e o meridiano móvel, graduados de 0º a 360º. Na base do suporte encontra-se uma bússola magnética.

Os registos de despesas do Observatório Astronómico referem que a 3 de junho de 1780 foi feito um pagamento para a compra de duas esferas, não identificadas, provenientes de Inglaterra. Segundo o catálogo de 1799 publicado por William Jones, uma esfera deste diâmetro e deste construtor custava 9 libras e 9 xelins.