/ A Nossa UC: projetos e iniciativas da comunidade

Episódio #7 - Observatório da Cidadania e Intervenção Social

O conhecimento e as pessoas da Universidade de Coimbra a dar resposta aos desafios societais

Criado em 2007, o Observatório da Cidadania e Intervenção Social (OCIS) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) nasceu com a missão de ser uma estrutura multidisciplinar de investigação e de ativação da cidadania para dar resposta aos desafios e problemas societais. Nestes 14 anos de trabalho, o OCIS tem contribuído para o apoio a pessoas e organizações, em áreas relacionadas com as políticas sociais de suporte e proteção, bem como em problemas sociais emergentes como o tráfico humano, as migrações ou a sustentabilidade. Com sede no Edifício II da FPCEUC, no Polo I da Universidade de Coimbra (UC), é neste espaço que se reúnem os membros desta estrutura antes de levarem os seus projetos para a rua. Porque é para fora das portas da Universidade que a equipa do OCIS leva o seu contributo à sociedade, colocando a investigação-ação na vida das pessoas.

É com a vontade de “abrir as portas da academia à comunidade” que nasce o Observatório da Cidadania e Intervenção Social, como explica a coordenadora da estrutura, Clara Cruz Santos. E tem sido com base neste desígnio que tem vindo a desenvolver a sua atividade desde 2007, dando apoio à sociedade através de diversos projetos de cidadania e intervenção comunitária, em parceria com múltiplas instituições, como autarquias, organizações não governamentais e associações locais. Criado e coordenado por docentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – como Maria das Dores Formosinho, Cristina Albuquerque e Helena Neves Almeida –, atualmente o OCIS é coordenado por Clara Cruz Santos. E é integrado por vários membros da comunidade UC que, através do contributo das áreas do saber em que atuam, partem em busca de “novas soluções que não fiquem no papel, que não sejam apenas uma produção de conhecimento puro, mas que tenham uma intervenção e uma responsabilidade social muito grande”, conta a atual responsável pelo Observatório.

É desta estrutura, construída a várias mãos e com cruzamento de conhecimentos, que surgem projetos direcionados quer para instituições, quer para cidadãs/os. O I9Social - Centro de Inovação Social, uma incubadora de projetos sociais, é dos projetos apoiados pelo OCIS, “que procura dar respostas a um conjunto de instituições que precisam de apoio para a capacitação, para a obtenção de financiamento e para o planeamento”, explica Clara Cruz Santos. Outra das atividades que o Observatório integra é o TEACHmi, um projeto destinado à preparação das práticas pedagógicas na escola em prol da inclusão de estudantes migrantes e refugiados. Outro dos projetos que conta com o apoio da equipa do OCIS é o Gabinete de Intervenção Social e Empreendedorismo da Baixa de Coimbra, que promove ações de apoio para comerciantes desta zona da cidade, em domínios como o apoio às vendas online, a realização de contratos e a procura e obtenção de apoios para os seus negócios. Presta ainda mentoria à TREVO - Associação para a Cidadania Ambiental e Participação Social, no âmbito da conceção e avaliação de projetos socioambientais. A par destas iniciativas já em curso, o Observatório da Cidadania e Intervenção está a trabalhar também para dar respostas a outras problemáticas. Com o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra está a desenvolver um sistema que permita que migrantes menores desacompanhados tenham sempre consigo informações médicas, que permitam um acesso rápido aos cuidados de saúde necessários. E, em parceria com o Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, está em curso a preparação de uma mentoria para apoiar profissionais de serviços de atendimento ao público, para que sejam sensíveis à multiculturalidade e saibam acompanhar todas as pessoas.

É neste contexto de “múltiplas tarefas, múltiplas disciplinas e múltiplos apoios” que se desenrola a ação do Observatório da Cidadania e Intervenção Social, adianta a coordenadora da estrutura. Uma ação que não se encerra no trabalho feito no apoio direto a projetos. Disso mesmo é exemplo o envolvimento extra dos membros do OCIS (nomeadamente das docentes Cristina Almeida e Paula Couceiro) no projeto TEACHmi, que resulta também na produção de um documentário dedicado à comunidade de refugiados e migrantes, para partilha dos seus sonhos e aspirações, como também no acompanhamento que é feito das famílias, em diversos domínios.

E é com o desígnio de continuar a dar resposta aos desafios societais que o OCIS desenha o seu futuro. Um caminho focado “nas forças e não nas fraquezas”, em que urge “melhorar a resiliência das pessoas e das comunidades”, conta Clara Cruz Santos. Este projeto de cidadania, em prol da qualidade de vida e da paz da Humanidade, está sempre de portas abertas para toda a comunidade da Universidade de Coimbra. De estudantes a docentes, há espaço para a participação de todos os grupos da UC neste projeto comum, “que não é bloqueado pelas portas de um saber único”, adianta a coordenadora do OCIS, mas um espaço plural em que todos os contributos podem fazer a diferença.

Assista ao vídeo sobre o Observatório da Cidadania e Intervenção Social:

Alguns Dados sobre o Observatório da Cidadania e Intervenção Social


Website: www.uc.pt/fpce/ocis


Contacto: ocis.fpceuc@gmail.com


Morada: Edifício II da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC, Sala 1.6 Largo D. Dinis, 3000-115 Coimbra


Comissão de Coordenação: Helena Neves Almeida, Helena Reis, Joana Guerra, Cristina Almeida, Paula Couceiro e Vanessa Nunes

Produção e Edição de Conteúdos: Catarina Ribeiro e Inês Coelho, DCOM

Apoio à Produção: Maria Alexandra Portugal, DCOM

Imagem e Edição de Vídeo: Marta Costa, DCOM

Edição de Imagem: Sara Baptista, NMAR

Publicado a 28.10.2021