/ A Nossa UC: projetos e iniciativas da comunidade

Episódio #5 - Consulta de Psiquiatria do Jovem Universitário

Uma equipa multidisciplinar a cuidar da saúde mental das/os estudantes

Criada com a missão de prestar apoio aos/às estudantes da Universidade de Coimbra (UC) na área da saúde mental, a Consulta de Psiquiatria do Jovem Universitário presta apoio à comunidade estudantil desde 2015. A consulta acontece no Polo I da UC, mais precisamente no 2.º piso do edifício da Faculdade de Medicina, é gratuita e serve estudantes que necessitem de apoio. Resulta de um trabalho em rede entre médicas/os psiquiatras do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), psicólogas e a médica de Medicina Geral e Familiar dos Serviços de Saúde e de Gestão da Segurança no Trabalho dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC). Estivemos a acompanhar e a conversar com a equipa para descobrir como se processa a triagem de utentes e quais os apoios prestados, que vão desde a consulta de Psiquiatria a grupos psicoterapêuticos dedicados à ansiedade.

No dia 24 de março de 2015, efeméride que assinala o Dia Nacional do Estudante, foi lançado um protocolo entre a Universidade de Coimbra e o Serviço de Psiquiatria do CHUC. Desta parceria nasce a Consulta de Psiquiatria do Jovem Universitário, para dar resposta aos/às estudantes da UC "para que possam ser seguidos nesta especialidade no campus da Universidade”, explica-nos Sofia Morais, uma das médicas psiquiatras do CHUC que integra este projeto, em conjunto com outra profissional da área, Diana Moura.

A realização desta consulta num espaço próximo da comunidade estudantil foi um dos motivos que despoletou a criação deste serviço. Mas não só: a importância de realizar um diagnóstico e um tratamento precoce, evitando que se agravem os problemas de saúde mental ou que possam surgir outras comorbilidades, foi também essencial na conceção da Consulta de Psiquiatria do Jovem Universitário. Sofia Morais acrescenta que 75% da doença psiquiátrica grave começa entre os 18 e os 24 anos e que as/os estudantes universitárias/os têm ainda riscos adicionais, por causa da exigência a nível académico, da falta de preparação emocional para os desafios da universidade, dos problemas económicos, da preocupação com a empregabilidade ou por não terem uma rede de apoio próxima, pelo facto de estarem distantes da família. "Na avaliação do sucesso académico tem sido dada pouca atenção à saúde mental, sabendo-se que estudantes com problemas de saúde mental têm duas vezes mais probabilidade de abandonar a universidade", explica Sofia Morais.

A Consulta de Psiquiatria do Jovem Universitário é gratuita e recebe estudantes dos três ciclos de ensino - licenciatura, mestrado e doutoramento -, de várias nacionalidades. Além desta mais-valia, Sofia Morais destaca ainda a importância de este serviço ser multidisciplinar, envolvendo médicas de Psiquiatria, como também psicólogas e a médica de Medicina Geral e Familiar. Este trabalho em rede permite que seja feito um redirecionamento mais rápido das/os utentes, de acordo com as suas necessidades.

Este modelo de triagem stepped care approach pode ter início, por exemplo, na consulta de Medicina Geral e Familiar. Célia Lavaredas, médica da especialidade nos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, é, muitas vezes, a porta de entrada no processo de tratamento da saúde mental. Explica-nos que, muitas vezes, “o motivo da consulta não está relacionado com a saúde mental e pode desenvolver-se nesse sentido”, e que, por isso, é necessário definir um “plano de cuidados para dar o seguimento necessário de cada doente: para a Psicologia, para a Psiquiatria ou para continuar a ser acompanhado na consulta de Medicina Geral e Familiar”.

Quando a/o jovem é direcionada/o para a Psicologia, Marisa Marques, Sofia Caetano e Maria João Martins dão seguimento ao plano de cuidados. Este modelo de triagem stepped care approach teve início em maio de 2019 e veio permitir que, assim que a/o jovem chega à consulta, seja feito “o encaminhamento para a área mais indicada à sua situação clínica”, explicam-nos as psicólogas. A partir daqui, pode seguir-se uma intervenção de baixa intensidade ou uma intervenção de intensidade elevada. No que diz respeito à primeira tipologia de intervenção, pode traduzir-se na participação em grupos psico-educativos e terapêuticos, em áreas como a ansiedade ou a promoção de competências pessoais e sociais e ainda na promoção de competências para estudantes de doutoramento da UC, grupo que foi recentemente iniciado. Estes grupos têm entre 10 a 15 pessoas, funcionam durante 9 sessões e são um espaço informal, para dar apoio psicológico a várias pessoas ao mesmo tempo. Em breve, as psicólogas pretendem ainda criar um grupo terapêutico dedicado à depressão. No que diz respeito à intervenção de intensidade elevada, esta passa pela consulta de Psicologia individual ou pelo encaminho para a consulta de Psiquiatria.

A vontade de continuar a chegar a cada vez mais pessoas da comunidade UC é muita e o trabalho em rede tem sido fundamental neste processo. Um processo que também foi afetado pela pandemia de COVID-19 que trouxe desafios, como também oportunidades. Para dar resposta às necessidades de cuidados de saúde na Universidade de Coimbra foi lançada, em março de 2019, a Linha UCare. Através deste serviço, pode ser feito o agendamento de uma consulta de Psicologia, que se traduz num apoio muito prático através de uma plataforma eletrónica em que a pessoa pode escolher entre ser atendida em chamada, videochamada ou através de texto. Com a situação pandémica, as consultas de Medicina Geral e Familiar passaram a decorrer também em modalidade online.

O cuidado da saúde mental na comunidade UC é feito a várias mãos, sempre em constante partilha entre os elementos das equipas. Para além da intervenção nas áreas da Psicologia, da Psiquiatria e da Medicina Geral e Familiar, nos Serviços de Saúde e de Gestão da Segurança no Trabalho dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra há muitas especialidades ao dispor de toda a comunidade UC. Num dos próximos episódios da rubrica A Nossa UC, vamos também descobrir outros serviços médicos que são prestados às pessoas da Universidade de Coimbra.

Assista ao vídeo sobre a Consulta de Psiquiatria do Jovem Universitário da UC:

Alguns Dados sobre a Promoção da Saúde Mental na UC


Movimento Assistencial 2015 - 2021

N.º de Consultas de Psiquiatria do Jovem Universitário 1.531
N.º de Consultas de Psicologia 9.701
N.º de Atendidos em Terapia de Grupo 515
N.º de Atendimentos na Linha de Apoio Emocional (UCare) 120

Tipos de consultas relacionadas com o serviço:

Medicina Geral e Familiar, Psicologia e Psiquiatria


Contactos para pedidos de marcação e atendimentos:

Rua Larga, Edifício da Faculdade de Medicina, 2.º Piso (Polo I)

Horário de Atendimento: 9h00 – 13h00 e 14h00 – 17h00 (de 2.ª a 6.ª feira)

Contactos Telefónicos: 239 240 845 | 939 855 967

Informações, inscrições, marcações de consultas e outros atos clínicos: gabadmin@sas.uc.pt

Contactos de natureza clínica (receitas, dúvidas de medicina, enfermagem): saude@sas.uc.pt

UCare – Linha de apoio emocional: ucare@uc.pt

Produção e Edição de Conteúdos: Catarina Ribeiro e Inês Coelho, DCOM

Imagem e Edição de Vídeo: Marta Costa, DCOM

Edição de Imagem: Sara Baptista, NMAR

Publicado a 31.08.2021