/ A Nossa UC: projetos e iniciativas da comunidade

Episódio #1 - Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra

Um serviço para a Comunidade UC, mas sempre ao dispor de toda a sociedade

Temos vivido tempos de grandes mudanças. Essas mudanças tiveram, e continuam a ter, um impacto significativo no quotidiano da Universidade de Coimbra. Todos os nossos serviços, sem exceção, precisaram de se adaptar a novas exigências, sem deixar de parte a sua missão. Assim foi também a adaptação do Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra (LACUC). Fomos até às instalações no Edifício da Faculdade de Medicina, no Polo I da Universidade de Coimbra (UC), para conhecer a história e o trabalho do serviço.

Fundado em 1983 e destinado a uma vertente pedagógica para os/as alunos/as do ramo de análises clínicas da Licenciatura em Farmácia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, rapidamente o LACUC prolongou as suas áreas de atuação. Passou, assim, a assumir também uma vertente de prestação de serviços, não só para a comunidade académica da Universidade de Coimbra, mas também para comunidade em geral, com atuação na área das análises clínicas. A componente de investigação científica sempre caminhou lado a lado com todas as outras vertentes do Laboratório, tendo a equipa integrado projetos não só da Universidade de Coimbra, como também de outras instituições de ensino.

Março de 2020 foi um mês de novas adaptações. Os impactos da pandemia de COVID-19 começaram a surtir efeito nas atividades regulares do LACUC, que passou a estar dedicado ao diagnóstico da doença resultante da infeção SARS-CoV-2. Se não estivesse a dar resposta às necessidades da pandemia, o Laboratório estaria a desempenhar as suas habituais funções: a equipa estaria dedicada às análises clínicas convencionais, tanto a todos os grupos da Comunidade UC (docentes, investigadores/as, colaboradores/as e estudantes), como também a toda a sociedade.

Patrícia Madaleno, Diretora Técnica Adjunta do Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra, conta-nos que o diagnóstico à COVID-19 “é muito específico e não era usado na escala em que está a ser usado hoje em dia”. Por isso, houve uma grande necessidade de adaptação dos laboratórios a esta nova realidade e, portanto, foram “tempos desafiantes”, acrescenta. Atualmente, o LACUC conta com três equipas de trabalho: a equipa de laboratório, a equipa de colheitas e a equipa administrativa. As equipas trabalham diariamente no rastreio, diagnóstico e monitorização da infeção por SARS-CoV-2, bem como na avaliação da imunidade desenvolvida após infeção ou vacinação.

Estamos em 2021 e o Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra continua a reinventar-se, de dia para dia. Parte da equipa esteve envolvida na testagem à COVID-19 no Campeonato da Europa de Judo, tendo realizado cerca de 1500 testes de diagnóstico. Em simultâneo, decorreu o regresso presencial às aulas, que aconteceu com a criação do Centro de Testagem COVID-19 da Universidade de Coimbra, para a realização de testes em massa à Comunidade UC. Recentemente, foi assinado um protocolo de parceria entre a UC e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, que contempla a integração do LACUC como laboratório parceiro e um acordo para a execução específica da sequenciação do genoma do SARS-CoV-2. E a par de todas estas ações, continua a decorrer a habitual prestação de serviços: continuam a ser testados/as os/as cidadãos/ãs que recorrem ao LACUC para realizar teste à COVID-19, de modo particular ou através dos protocolos em vigor, nomeadamente através do acordo com as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira para a testagem de viajantes.

Entre desafios constantes, assim se tem construído o Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra, procurando sempre ser célere na resposta aos desafios, como nos conta a Diretora Técnica Adjunta do LACUC. A cada semana se testam as capacidades de adaptação de toda a equipa, que tem sido capaz de estar à altura de todos os desafios, que revelam, sobretudo, a capacidade de chegar sempre muito mais além.

Assista ao vídeo sobre o Laboratório de Análises Clínicas da UC:

Alguns Dados sobre o Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra


Número de Profissionais: cerca de 30
Número de Testes PCR: cerca de 100 000*
Número de Testes Rápidos de Antigénio Realizados: cerca de 6 500**
Marcações: 239 240 800

*desde março de 2020 **desde do início do ano letivo 2020/2021

Produção e Edição de Conteúdos: Catarina Ribeiro e Inês Coelho, DCOM

Imagem e Edição de Vídeo: Marta Costa, DCOM

Edição de Imagem: Sara Baptista, NMAR

Publicado a 22.04.2021