Campeonatos Europeus Universitários 2017 – durante três dias, Coimbra é o coração do desporto universitário

Até 27 de julho, cerca de 600 atletas de mais de 220 universidades europeias competem nas modalidades de Judo, Karate e Taekwondo. A cerimónia oficial de abertura decorreu no Estádio Universitário.

26 julho, 2017≈ 3 mins de leitura

Começaram os Campeonatos Europeus Universitários de Judo, Taekwondo e Karate 2017. A prova, que reúne cerca de 600 atletas de 27 países em Coimbra, arrancou com as primeiras competições nos pavilhões 1, 2 e 3 do Estádio Universitário de Coimbra. A cerimónia de abertura contou com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, bem como dos representantes da EUSA e da organização – Universidade de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra, Associação Académica de Coimbra e FADU – Federação Académica de Desporto Universitário.

EUSA Judo, Karate e Taekwondo 2017

De acordo com o responsável, que esteve presente no ano passado durante a inauguração do Pavilhão 1 do Estádio Universitário, “ser, ao mesmo tempo, estudante e atleta não deve ser um problema mas uma aliança”. Tiago Brandão Rodrigues, antigo aluno da Universidade de Coimbra e também antigo praticante de Karate, afirmou ainda que “o trabalho feito aqui em Coimbra é já um exemplo positivo para Portugal”.

Os EUSA Judo, Karate e Taekwondo 2017 servem também como preparação para os organizadores, tendo em vista a organização dos Jogos Europeus Universitários 2018, considerados “o maior evento multidesportivo europeu”.

No primeiro dia de competição, os atletas da AAC/UC subiram ao pódio. João Patrício e Inês Moreira arrecadaram o ouro ao somar 112 pontos na prova de Nage No Kate dos Campeonatos de Judo. As provas continuam até 27 de julho.

Texto de: Marta Costa